Retrospectiva - Pós-graduação, educação indígena, livros e colação de grau marcam 4º trimestre

Published: Wednesday, 23 December 2020 11:06 | Last Updated: Wednesday, 21 July 2021 11:26

O último semestre do ano foi preenchido por eventos voltados à pesquisa e à pós-graduação, realizados de forma on-line. Também foram promovidas lives com lançamentos de livros, vários eventos voltados para a educação indígena, sabatinas com candidatos à Prefeitura de Boa Vista, semanas acadêmicas e colação de grau, entre outras atividades.

Pela primeira vez, a Universidade Federal de Roraima (UFRR) passou a ter um representante no Conselho Fiscal do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) para o biênio 2020-2022. O GCUB foi fundado em 2008 como Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras. O reitor da UFRR, professor Doutor José Geraldo Ticianeli, foi empossado em outubro.

Ainda neste mês, a instituição, por meio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) e do Fórum dos Coordenadores de Programas de Pós-graduação da UFRR, realizou um Ciclo de Debates para refletir sobre os desafios da pós-graduação.

Como de costume em ano eleitoral, a UFRR também promoveu uma série de sabatinas com os candidatos à Prefeitura de Boa Vista, nos meses de outubro e novembro. De forma on-line, a população da cidade pode conhecer as propostas dos candidatos.

Em novembro, a instituição também contemplou, com bolsas de estudos, 15 mestrandos de sete programas:  Agronomia, Antropologia, Comunicação, Educação, Geografia, Letras e Recursos Naturais.

Ainda na área da pesquisa, pesquisadoras indígenas da UFRR participam da I reunião da Rede Autônoma Brasileira de Antropologia e o ensino de história e a educação antirracista foram temas do primeiro Colóquio de Relações Étnico-raciais e do Mês da Consciência Negra.

No início de novembro foi realizado o I Seminário Online de Avaliação Institucional da UFRR com o tema “Construindo pontes para vencer as dificuldades e superar os novos desafios”, organizado pela Comissão Permanente de Avaliação (CPA) e pela Reitoria.

O Instituto Insikiran de Ensino Superior Indígena também promoveu, em novembro, um seminário voltado para a pesquisa e a pós-graduação, em contextos interculturais, com objetivo de divulgar e valorizar algumas das muitas pesquisas que são realizadas pelos docentes dos cursos do instituto.

Também na temática indígena, foram realizados o XXVII Seminário de Formação Superior Indígena do Curso de Licenciatura Intercultural e o  I Seminário Internacional Indígenas Warao: Diálogos interdisciplinares entre Brasil e Venezuela. Outro evento foi o III Encontro de Professores e Intérpretes de Línguas Indígenas de Roraima (III EPILIR).

Os lançamentos de livro, de forma virtual, também fizeram parte das atividades do último semestre de 2020. Entre as obras, estão o quarto volume da Coletânea Sociedade e Fronteira: Amazônia em debate: fronteiras e sociedades e interdisciplinaridade; o livro Viagens, viajantes e representações da Amazônia; três e-books intitulados “Coronavírus”, publicados originalmente em língua portuguesa pela Série Pequenos Cientistas - Mundo Invisível, da Editora da UFMT, e traduzidos para as línguas indígenas Macuxi, Wai Wai e Wapichana. A Editora da UFRR foi importante instrumento de publicação das obras.

A comunidade também foi chamada a participar de uma Consulta Pública Virtual, realizada pela Pró-reitoria de Planejamento (Proplan), para ajudar a definir as metas da UFRR até 2025, na construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

O tema sensível da saúde mental permanece uma preocupação da instituição, que promoveu a roda de conversa: Construindo nossa Saúde Mental, por meio da Divisão de Acessibilidade, além de lançar uma cartilha que trata sobre aulas remotas e saúde mental, publicada pela equipe da Divisão de Acompanhamento Social e Psicopedagógico.

Semanas acadêmicas como as de Química e Matemática, além de eventos alusivos aos aniversário de curso, como Arquitetura e Urbanismo e Música também compuseram as atividades do último semestre do ano.

Em dezembro, diversos acontecimentos importantes para a UFRR foram notícia em nosso Portal: novos servidores foram acolhidos na instituição, compondo o quadro efetivo da UFRR. Os campi Cauamé e Murupu ganharam novo contrato para serviços de apoio agrário, para as funções de vaqueiro, trabalhador agropecuário em geral e tratador de animais.

Obras começaram a mudar a cara da instituição, com o objetivo de proporcionar mais conforto e segurança quando for possível o retorno presencial das aulas.

Divulgamos a pesquisa do professor Rafael Boldrini (UFRR), em parceria com os pesquisadores Paulo Vilela Cruz (UNIR e INPA), e Neusa Hamada (INPA), que identificou duas novas espécies de insetos.

Além disso, um trio de acadêmicos do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal de Roraima foi classificado para a fase final da etapa brasileira da XXV Maratona de Programação da SBC/ICPC. O evento é promovido pela Sociedade Brasileira de Computação e teve participação de mais de três mil universitários.

A Universidade Federal de Roraima, em parceria com outras instituições, organizou o I Seminário do Programa de extensão Migrantes Surdos – MiSordo, com o tema “Tradução, migração e direitos humanos”.

Mesmo no período de pandemia, a instituição continuou os investimentos em capacitação dos professores e técnicos-administrativos. Do início do ano até outubro, a Coordenação de Capacitação do Servidor (CAPS), em parceria com o Núcleo de Educação a Distância (NEaD), ofertou 18 cursos, totalizando 735 vagas.

Em dezembro, também ocorreu o evento que marca o fim de uma trajetória acadêmica: a colação de grau. Este ano, em virtude da pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19), as cerimônias foram mais restritas e adaptadas ao “novo normal”.