Mais de 60 livros foram publicados pela Editora da UFRR desde março
Em um ano repleto de desafios trazidos pela pandemia causada pela COVID-19, as atividades da Editora da UFRR (EdUFRR) merecem destaque. Desde o começo da quarentena, que coincidiu com a posse do novo reitor e vice-reitor da UFRR e a entrada da atual equipe da Editora, foram publicados 62 livros, sendo 46 em formato digital e 16 em formato físico.
O material pode ser consultado e baixado na página da Editora. Entre as obras estão coletâneas de artigos como a coleção CADECON em Debate e a coletânea Sociedade e Fronteira, do Programa de Pós-Graduação Sociedades e Fronteira.
Além da veiculação de trabalhos e análises científicas, a EdUFRR deu início este ano a uma nova vertente de publicações, mais focada na produção artística de Roraima. O primeiro resultado dessa nova fase foi o lançamento das versões impressa e digital dos dois primeiros volumes da coleção Literatura de Circunstâncias, reunindo contos, poemas, crônicas e microcontos selecionados em um concurso literário que homenageou o professor da UFRR e escritor Devair Fiorotti, falecido neste ano.
O maior desafio da Editora da UFRR neste período foi manter seus trabalhos em andamento. Funcionando quase que exclusivamente com servidores bolsistas e tendo estes sido dispensados no começo da pandemia, a editora ficou, em um primeiro momento, sem desenvolver sua atividade fim.
Isso foi superado com a abertura do edital do programa “UFRR no Apoio ao Enfrentamento à Pandemia Provocada pelo Novo Coronavírus (SARS-CoV-2)”, que permitiu a contratação de bolsistas para a editora.
“Um dos maiores desafios da Editora foi manter suas atividades em funcionamento sem bolsistas. Tivemos que aprender a nos virar, as soluções foram surgindo e fomos dando conta disso, e essa foi uma grande aprendizagem”, diz Fábio Almeida de Carvalho, diretor da Editora.
Redes Sociais