História

Published: Thursday, 23 July 2015 14:19 | Last Updated: Tuesday, 19 April 2022 15:11 | Hits: 85200

UFRR – Uma Universidade pensando à frente do seu tempo

Implantada em 1989, quatro anos após ter sido autorizada pela Lei nº 7.364/85, a UFRR é a primeira instituição federal de ensino Superior a instalar-se em Roraima.
A instituição oferta 48 cursos superiores, sendo 26 bacharelados, 20 licenciaturas e 1 tecnológico, com atividades desenvolvidas em três campi: Paricarana, Cauamé e Murupu.
Atualmente, são mais de nove mil alunos nos cursos de ensino básico, técnico, graduação e pós-graduação.
O corpo de funcionários é formado por 600 professores e 360 técnicos administrativos. Do total dos docentes, aproximadamente 80% possuem mestrado e doutorado, sendo 35% doutores e 45% mestres.
Na pós-graduação, oferta 13 mestrados.
Oferta ainda os seguintes doutorados: Agronomia (POSAGRO), Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM), Biodiversidade e Biotecnologia da Rede Bionorte (PPG-BIONORTE) e Recursos Naturais (PRONAT).
Nos 30 anos de existência da UFRR, mais de seis mil alunos foram formados nos cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado.

Por meio de programas de intercâmbio, a UFRR desenvolve, em parceria com o Governo Federal, ações constantes relacionadas à internacionalização do ensino, recebendo alunos de outros países e continentes e enviando seus acadêmicos para estudar fora do País.
Tem atualmente núcleos e unidades de pesquisa em várias áreas de atuação. Conta ainda com o Instituto Insikiran de Formação Indígena, responsável por um dos projetos mais inovadores do País: a formação intercultural para professores indígenas. Para promover ações afirmativas e discussões sobre inclusão, foi criado o Núcleo Construir de Acessibilidade.
A UFRR oferece ainda programas de assistência estudantil. Os alunos podem se inscrever para bolsas nas áreas de ensino (Monitoria, Mobilidade Acadêmica e Educação Tutorial - PET), pesquisa (PIBIC, PIBIC Jr., PICI) e extensão (Conexões de Saberes, trabalho, alimentação, transporte urbano). Outras importantes iniciativas são o auxílio moradia, Restaurante Universitário e a Residência Universitária.
A Instituição também ganha espaço com a publicação científica de seus professores. São realizadas publicações em jornais e revistas especializados, tanto nacionais quanto internacionais, além de revistas próprias, com financiamento da UFRR. Outro destaque é a Editora (EdUFRR), que, de 2012 à junho de 2015, já publicou 119 obras de autores locais, comercializadas na Livraria da UFRR.
Vale ressaltar a estrutura das três bibliotecas (Paricarana, Cauamé e Murupu), que somam mais de 102.255 mil exemplares, entre livros, periódicos, trabalhos de pós-graduação, dentre outros materiais; além da biblioteca virtual com 30 bases de dados nacionais e estrangeiros.