Graduandos da UFRR colam grau em solenidade adaptada ao “novo normal”
Nesta terça-feira (15) foi dia dos graduandos da Universidade Federal de Roraima (UFRR) vestirem a beca e o capelo para receberem seus diplomas, símbolo do fim de uma trajetória acadêmica: a graduação. Este ano, em virtude da pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19), novos elementos entraram em cena: a máscara, o distanciamento e a impossibilidade dos familiares e amigos dos formandos estarem presentes no Centro Amazônico de Fronteiras (CAF).
As formaturas adaptadas ao “novo normal” ocorrem de 15 a 17 de dezembro (veja abaixo o calendário). Além dos formandos que optaram participar presencialmente do evento, há também os que escolheram acompanhar virtualmente a solenidade e receber o diploma de maneira simbólica.
No primeiro dia de formatura, colaram grau os concluintes dos bacharelados em Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas, Engenharia Civil, Relações Internacionais e Zootecnia; licenciaturas em Ciências Biológicas, Física, História, Química e Informática à distância e formandos do curso de Tecnólogo em Agroecologia. Paraninfos dos cursos, integrantes do Conselho Universitário e do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão; o Pró-reitor de Ensino e Graduação, Antônio Carlos Sansevero Martins e o vice-reitor da UFRR, Silvestre Lopes da Nóbrega, prestigiaram a solenidade.
Se nem todos puderam estar fisicamente na plateia, “sobrou” público no canal da UFRR no Youtube, onde foi possível acompanhar virtualmente a solenidade que também foi transmitida na Rádio (95.9 FM) e TV Universitária (canal 2.1). “Que alegria! Hoje minha irmã Daniele Vasconcelos se formando”, escreveu Diego Estevão. “Muito emocionados com essa linda formatura”, disse Eduardo Belloli, cuja tecnologia permitiu que assistisse ao evento mesmo estando em Porto Alegre (RS).
Discursos
Em um ano desafiador em que houve perdas de pessoas queridas, isolamento e que nos exigiu tanta resiliência e capacidade de adaptação; a alegria pela conclusão do ensino superior e a esperança de dias melhores esteve presente nos discursos realizados na primeira noite de colação de grau da UFRR.
Sandro da Silva Araújo, do curso de bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, orador que representou todos os graduandos, disse: “Essa é apenas uma das tantas vitórias que estão por vir. A educação é a base do processo de formação e transformação da sociedade. (...) Chegou o momento de cada um seguir sua viagem (...), que possamos dar continuidade à visão transformadora de mundo que aprendemos na UFRR”.
Visão compartilhada pelo paraninfo da turma de Agroecologia, professor Eduardo Gomes da Silva Filho, que representando os demais paraninfos, refletiu sobre o papel das instituições públicas de ensino em ensinar com excelência e colaborar para a formação de cidadãos éticos e comprometidos com a construção do conhecimento.
Responsável por abrir e encerrar os trabalhos da solenidade de colação de grau, o reitor da UFRR, professor José Geraldo Ticianeli, felicitou os formandos e lembrou a importância de, agora graduados, seguirem buscando vitórias. “Ame o seu ofício com todo coração e persiga sempre fazer o melhor. (...) Então faça, lute, e não jogue fora a oportunidade. Lembrem-se que temos em uma mão uma caixa de interrogação e na outra um “saco” de possibilidades”; (...) tenham metas planejadas, busquem sempre e sejam felizes”.
Outras colações de grau
Nesta quarta-feira (16) colaram grau os formandos do Centro de Educação (Ceduc), Centro de Comunicação, Letras e Artes (CCLA), Insikiran, Instituto de Geociências (Igeo) e Instituto de Antropologia (Inan). Na quinta-feira (17) foi a vez dos concluintes dos cursos do Centro de Ciências da Saúde (CCS).
Redes Sociais