Curso de Arquitetura e Urbanismo comemora 15 anos com a realização de diversas atividades
Apesar de terem sido suspensas em março, as atividades dos cursos continuaram acontecendo de diversas formas, indo muito além das salas de aula. Um exemplo disto vem do curso de bacharelado em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Roraima (UFRR), que está completando 15 anos neste atípico 2020.
Projeto de Extensão Escritório Técnico de Arquitetura e Urbanismo (EMAU)
Provocando interações entre os corpos interno e externo ao curso, diversas ações foram realizadas desde o começo do período pandêmico. Entre elas estão a presença constante dos docentes como palestrantes em webnários, conferências e outros eventos; o desenvolvimento de projetos arquitetônicos para atendimento social, trabalho do Escritório Técnico de Arquitetura e Urbanismo (EMAU), e a participação de professores na coordenação estadual do Programa Rede Morar, Conviver e Preservar a Amazônia, de Regularização Fundiária.
O Centro Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo (CAAU) é outro exemplo de como a comunidade universitária persistiu em suas atividades. Os alunos iniciaram a gravação de um podcast, o CAAUcast, e se engajaram em campanhas pela preservação do patrimônio cultural de Roraima.
“Como diz Bruno Zevi, teórico de nossa área, a arquitetura é vivencial e, desta forma, o curso tem participado de várias formas de interação com a sociedade, tais como pesquisas, participação e desenvolvimento de ações de extensão”, afirma a arquiteta e professora Claudia Nascimento. A docente acrescenta que, em breve, será lançado pela Editora da UFRR o livro “Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo de Roraima”, uma coletânea de artigos de professores e convidados abordando a trajetória do curso.
Saiba mais:
Rede Amazônia lança site do programa e convoca novos participantes
UFRR e Governo do Estado montam parceria para divulgar programa de regularização fundiária urbana
Redes Sociais