Seminário internacional discute imigração de indígenas Warao para o Brasil

Published: Wednesday, 25 November 2020 10:35 | Last Updated: Wednesday, 21 July 2021 11:26

Estão abertas as inscrições para o I Seminário Internacional Indígenas Warao: Diálogos interdisciplinares entre Brasil e Venezuela. O evento on-line será de 2 a 4 de dezembro de 2020. As inscrições podem ser feitas neste link. A transmissão será realizada pelo canal Roda dos Povos UFPI no YouTube.

A programação inclui conferências e mesas redondas com integrantes de instituições nacionais e internacionais. O Seminário é organizado por quatro instituições: Universidade Federal de Roraima (UFRR), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN).

O evento tem como objetivo promover uma discussão sobre os Índios Warao, a partir do processo imigratório para o Brasil. O Seminário reúne pesquisadores de vários estados do país, onde já se faz presente os Warao, da Venezuela e do Equador.

A abertura do evento será no dia 2 dezembro, às 18h, com representantes das instituições envolvidas. Logo em seguida, às 18h30, será realizada a Conferência Notas acerca de los indígenas Warao migrantes en Brasil, proferida pelo professor Ronny Velásquez, titular da Universidad Central de Venezuela, professor convidado da Facultad de Ciencias Sociales (FLACSO) e da Universidad Nacional Autónoma de Honduras (UNAH).

Após a conferência de abertura, serão lançadas as obras: Revista Entrerios “os Warao: Indígenas, migrantes e refugiados”, do PPGANT/UFPI, e o e-book “Yakera, Ka Ubanoko: O dinamismo da etnicidade Warao, do NEPE/UFPE.

Junto ao Seminário, também será realizado o Fórum de apresentação de pesquisas e ações desenvolvidas com os Warao, das 9h às 12h.

Apoiam o evento: PPGANTS/UFRR, Universidad Central Venezuela, PPGANT/UFPI, Secretaria de Educação do Pará, Laboratório do PNCS/UFPI, NEPE/UFPE, Programa pós-graduação em Cartografia Social e Política da Amazônia.

Confira a programação: