Dia do Servidor Público - Servidores da UFRR se reinventam para manter atividades
“O serviço público não pode parar”. Essa máxima inscrita na sociedade é decorrente do Princípio da Continuidade do Serviço Público, um conceito da Administração Pública que tem o objetivo de evitar prejuízos à população, com serviços prestados de forma acessível e contínua. Mas, como manter as atividades de uma universidade em um período pandêmico como este que atravessa 2020?
Seguindo as recomendações dos órgãos de saúde, uma das primeiras medidas da Universidade Federal de Roraima (UFRR) foi instituir o trabalho remoto. Para tal, houve um intenso debate realizado pela instituição para deliberar a melhor forma de seguir com as atividades e de garantir os semestres letivos.
Além de reuniões virtuais, a UFRR realizou pesquisas com professores e alunos e consultas públicas sobre os ajustes necessários para a continuidade dos trabalhos.
“É importante registrar a importância da Administração Superior da Universidade, que atuou no sentido de garantir e preservar a vida das pessoas em primeiro lugar, de seus servidores e seus alunos. Foi extremamente correta a medida do trabalho remoto e, posteriormente, todo o esforço no sentido de garantir que as atividades tivessem continuidade”, frisa Ana Lúcia de Souza, doutora em Educação, professora da instituição desde 1991, e, atualmente, diretora do Centro de Ciências Humanas (CCH).
Diante da mudança de modalidade de trabalho, os servidores da UFRR precisaram se reinventar e buscar alternativas para seguir trabalhando, atendendo às necessidades da sociedade e colaborando para o seu desenvolvimento. Seja no ensino, na pesquisa ou na extensão, a UFRR não parou.
“Pouquíssimos professores tinham experiência em educação a distância e os técnicos tinham ainda menos experiência na realização de trabalho remoto. Então, foi um reinventar-se em todos os sentidos. Não foi, está sendo um reinventar-se, um desafio grande, com muitas dificuldades com relação aos equipamentos, com relação a realizar um trabalho em casa quando na verdade a casa é o espaço doméstico, privado, e de repente a casa vira também o espaço da realização da atividade profissional. Então é desafiante, mas nesse momento é necessário”, afirma a professora Ana Lúcia.
Acesse as demais notícias da nossa série especial do Dia do Servidor Público:
Esforço dos servidores manteve atividades do Derca
Comissão Permanente de Vestibular é porta de entrada da UFRR
Bibliotecas ampliaram acervo digital
Capacitações ajudam na reinvenção dos serviços na UFRR
Dia do Servidor Público - UFRR: em movimento, mesmo no distanciamento
Redes Sociais