Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Bibliotecas ampliaram os serviços digitais

Published: Tuesday, 17 November 2020 10:48 | Last Updated: Monday, 22 November 2021 10:56

Vista área da Biblioteca Central (Foto: RC Caleffi)

A vida acadêmica na UFRR exige esforço e dedicação, com horas de estudo. As bibliotecas da instituição estão entre os locais preferidos dos estudantes para buscar mais conhecimento, ajudando no processo de aprendizagem. A instituição mantém a Biblioteca Central (BC), no campus Paricarana, e as bibliotecas setoriais nos campi Cauamé e Murupu. Com a suspensão das atividades presenciais, a BC precisou ampliar o acervo digital.

“Nas Bibliotecas da UFRR, essa reinvenção na verdade foi uma aceleração de uma realidade que há tempos já vinha sendo construída pelas bibliotecas universitárias federais do Brasil, a realidade virtual”, explica Ângela Maria Silva, diretora das Bibliotecas da UFRR e bibliotecária da instituição desde 2007.

No Brasil, as bibliotecas são consideradas híbridas, com seus acervos e serviços sendo disponibilizados tanto no formato impresso como digital. “As bibliotecas das grandes universidades federais já estavam bem avançadas neste aspecto, inclusive com e-books nacionais de editoras comerciais. Bibliotecas menores, como as da UFRR, ainda não possuíam esses e-books por limitações orçamentárias”, relata.

As bibliotecas da UFRR já disponibilizam todos os demais serviços e acervos digitais, além de possuir também uma ferramenta que se mostrou fundamental nesse processo: um site próprio (www.bc.ufrr.br). “Tendo essa estrutura básica, foi relativamente fácil adaptar os serviços já existentes de disseminação dos acervos para o meio remoto, como os treinamentos de usuários, as orientações sobre pesquisas e sobre normatização dos trabalhos”, descreve.

A diretora destaca que os servidores das Bibliotecas também precisaram se reinventar para continuar as atividades. “A equipe passou a trabalhar com recursos de divulgação que antes não dominava, para informar da melhor forma possível aos usuários sobre as mudanças nos serviços. Foram criadoss bibliotecas; vídeos informativos, que estavam disponíveis no site; e informativos para divulgação constante nas redes sociais”. acrescenta.

É uma exigência do Ministério da Educação (MEC) que haja uma equiparação dos livros impressos e do acervo digital, trabalho que já vem sendo realizado pelas Bibliotecas da UFRR. “Como a maior parte da nossa clientela é composta pelos alunos de graduação, nosso maior desafio tem sido a aquisição de e-books nacionais da bibliografia básica e complementar, o que esperamos adquirir, em parte, ainda em 2020”, destaca.

Outras Mudanças - Dentre os serviços das bibliotecas, foram adaptados ao trabalho remoto os seguintes: emissão de nada consta, GRU, as fichas catalográficas enviadas por e-mail, treinamentos do Portal de Periódicos da CAPES, e-books internacionais e treinamento das normas da ABNT.

Atualmente, as bibliotecas estão funcionando de segunda à sexta, das 8h às 12h, com agendamento de empréstimo para professores. O procedimentoeve ser feito por e-mail enviado ao Setor de Referência (atendimento ao público): This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it..  Neste contato, o docente deve informar as obras de seu interesse, após pesquisa no catálogo disponível no site da biblioteca.

Serviços que podem ser consultados no site da Bilioteca Central: www.bc.ufrr.br

registrado em:
Fim do conteúdo da página