Banner Topo

Discente do PROFNIT/UFRR desenvolveu o aplicativo PPMarcas que reúne informações relevantes quanto ao processo de registro de marca

Publicado: Sexta, 07 Janeiro 2022 10:18 | Última Atualização: Sexta, 07 Janeiro 2022 10:46

Agora a comunidade em geral poderá acessar em um único local informações referentes ao processo de registro de marca. O aplicativo PPMarcas foi desenvolvido por Natalia Vieira da Silva sob orientação da Profa. Dra. Manuela Berto Pucca, para ser apresentado ao Programa Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT) – ponto focal Universidade Federal de Roraima-UFRR, como parte dos requisitos para obtenção do título de Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação.

A marca representa um ativo muito importante para uma empresa, seja ela de grande ou pequeno porte, sendo capaz de identificar produtos e serviços. No entanto, apesar de ser uma providência relevante para proteger criações, percebe-se que o registro nacional e internacional de marcas realizado por Brasileiros ainda é pouco difundido, seja por ausência de informações, desconhecimento técnico local, custos desconhecidos, entre outros fatores. Assim, é de importância ímpar disseminar o conhecimento sobre o processo de registro de marcas e desmistificar ao dono do negócio o conceito prévio que se trata de um processo árduo e oneroso. O presente estudo irá contribuir com a sociedade Brasileira, através da produção de um aplicativo didático e acessível que reúna de forma centralizada e usual informações relevantes quanto ao processo de registro de marca, atingindo o maior público possível contribuindo para a expansão da inovação no contexto das empresas e de inovadores independentes.

O aplicativo pode ser utilizado pelo sistema Android e instalado via Google Play Store.

Segue link para download: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.nataliavsilva.ppmarcas

Para baixar o manual do PPMarcas acesse a área de Produção Técnica tecnológica na home página do PROFNIT/UFRR (www.ufrr.br/profnit) ou clique aqui.