Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Apresentação

Publicado: Quarta, 20 Fevereiro 2013 20:00 | Última Atualização: Quinta, 05 Agosto 2021 15:43 | Acessos: 60153

PRÓ-REITORIA DE ENSINO E GRADUAÇÃO (PROEG)

A Pró-Reitoria de Ensino e Graduação é órgão da Reitoria responsável pelo planejamento, coordenação e fiscalização da execução das atividades de ensino de graduação de forma articulada com os Conselhos Superiores, com os centros, cursos, coordenações e colegiados de curso e departamentos.


De acordo com a Resolução nº 002/2010-CUNI a Estrutura da PROEG é a seguinte:

  • Secretaria;
  • Assessoria Técnico-Pedagógica (ATP)
  • Diretoria de Assuntos Acadêmicos (DAA);
  • Diretoria de Assuntos Pedagógicos (DAP);
  • Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DERCA).

 

Atribuições da PROEG

  •     Planejar, coordenar e fiscalizar as atividades de ensino e graduação de forma articulada com o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), com os Centros, Cursos, Coordenações e Colegiados de Cursos e Departamentos;
  •     Propor e coordenar as formas de ingresso aos cursos de graduação da UFRR;
  •     Fomentar políticas de aumento da oferta de vagas para o ingresso nos cursos oferecidos;
  •     Propor, em parecer fundamento, a criação ou extinção de cursos de graduação, seqüencial e tecnológico;
  •     Propor e implantar políticas de distribuição de vagas para contratação de professores;
  •     Fomentar políticas de capacitação didático-pedagógica para os docentes favorecendo a implantação de núcleos de formação de professores;
  •     Interagir com órgãos governamentais com o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação e com as Instituições de Ensino Superior do país e do exterior, visando o desenvolvimento de políticas e de parcerias que favoreçam o aumento de qualidade dos cursos de graduação (intercâmbio);
  •     Definir e coordenar as políticas para emissão de documentos oficiais referentes a assuntos de sua alçada;
  •     Organizar e participar de eventos relacionados às suas competências;
  •     Elaborar e submeter aos setores competentes, propostas de normas que regulamentem assuntos de sua alçada;
  •     Exercer outras atribuições que lhe forem designadas pelos órgãos superiores desta IFES;
  •     Administrar seu patrimônio.


SECRETARIA

Atribuições:

Cabe à secretaria elaborar atas, ofícios, memorandos ou quaisquer outros documentos oficiais que se façam necessário ao trabalho; Atendimento ao público; organizar a agenda de atendimento ao público interno e externo; gestão do arquivo; atualização do site, entre outras atribuições.

 

ASSESSORIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA (ATP)

Atribuições:

Realiza a organização, atualização e divulgação da legislação de ensino referente aos cursos de nível superior; acompanhamento das informações emanadas do MEC em especial as publicações referentes aos assuntos da competência da PROEG no Diário Oficial da União; assessoramento às direções acadêmica e pedagógica no âmbito de suas atribuições.

 

DIRETORIA DE ASSUNTOS ACADÊMICOS (DAA)

Atribuições:

Tem a função de assessorar o (a) Pró-Reitor (a) de Ensino e Graduação em matéria de ensino superior, notadamente de graduação; acompanhar e assessorar as atividades relacionadas a programas e projetos especiais do MEC, ou de outras agências de fomento, quando essas atividades focarem prioritariamente, conforme entendimento fundamentado da PROEG, o desenvolvimento do aluno de graduação, de ensino básico, técnico e tecnológico; emitir pareceres sobre questões de ensino de graduação, sequenciais e outros no âmbito da atuação da PROEG, em especial no âmbito das relações com os alunos.

 

DIRETORIA DE ASSUNTOS PEDAGÓGICOS (DAP) 

Atribuições:

Assessorar o (a) Pró-Reitor (a) em matérias de ensino e graduação relativa aos cursos de graduação; gerir os projetos da PROEG que se refiram aos aspectos didático-pedagógicos dos cursos de graduação, sequenciais, educação básica ou de outros incluídos na área de atuação da PROEG.

 

DEPARTAMENTO DE REGISTRO E CONTROLE ACADÊMICO (DERCA)

 Atribuições:

Setor responsável pela matrícula, registro e controle acadêmico dos cursos incluídos na esfera de atuação da PROEG; elaboração e atualização do cadastro dos alunos e ex-alunos dos cursos incluídos na sua esfera de atuação; elaboração e submissão ao (à) Pró-Reitor (a) de Ensino e Graduação, da proposta de Calendário Universitário para aprovação do CEPE.

 

Fim do conteúdo da página