Banner Topo

CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS NA COLETANEA “ESTUDOS TRANSDISCIPLINARES EM REGIÕES DE FRONTEIRAS: Mobilidades, violências e Direitos Humanos em tempos de pandemia”

Publicado: Segunda, 06 Julho 2020 22:53 | Última Atualização: Quarta, 01 Setembro 2021 18:18

O Grupo de Estudos Interdisciplinar sobre Fronteiras - GEIFRON em parceria com o Programa de Pós-graduação em Sociedade e Fronteiras (PPGSOF) e Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento (PPGPPD), da Universidade Federal da Integração Latina Americana (UNILA) propõem, por meio desta publicação, o fortalecimento e o exercício da transdisciplinaridade como estratégias de pesquisas que atravessam as diversas fronteiras disciplinares e geográficas para, assim, construírem abordagens complexas sobre os temas comuns em regiões de fronteira.

Na perspectiva dos estudos fronteiriços essa publicação abordará discussões sobre mobilidade, violência e direitos humanos podendo enfocar como transversalidade as pandemias e seus efeitos socioculturais e ambientais. A justificativa para publicar estudos sobre as fronteiras Amazônicas em comparação ou não com as fronteiras Sul do Brasil deve-se ao fato de, apesar das diferenças, configurarem-se espaços de intensos e históricos processos de mobilidade humana tanto internamente e regionalmente como internacionalmente; de expressão dos mais diversos tipos de violência contra as populações locais e transfronteiriças, bem como a violação de direitos humanos nas suas mais diversas facetas. Sendo assim, serão bem-vindos artigos em parcerias, com pelo menos dois autores, preferencialmente de áreas e/ou programas e instituições distintas que desejem dialogar com as temáticas apresentadas no recorte desta coletânea ou nos contextos fronteiriços da Pan-Amazônia e Sul do Brasil.

Editora: Editora da UFRR versão impressa e e-book.

Prazo para envio da proposta: 31/08/2020

E-mails: geifron.migracao@gmail.com ou francesociologaufrr@gmail.com

Normas para formatação dos artigos para a Coletânea:

*Artigos podem ser em português, espanhol ou inglês e conter entre 10 e 20 páginas;

*Abaixo do título do artigo, o nome do/as autor/as alinhados à direita com marcação de nota de rodapé explicativa na qual constará a qualificação dos/as autores/as (Titulação, instituição, e-mail para contato;

*Fonte Time New Roman 12; espaço 1,5cm; papel A4; margens superior e esquerda 3,0 cm; margens inferior e direita 2,0 cm;

* Referências no formato padrão ABNT e elaborada em ordem alfabética; alinhada à esquerda; espaço simples entre cada uma das referências.

*Cada autor deverá enviar, em arquivo em separado, dados resumidos sobre a biografia dos autores, em um pequeno parágrafo para cada autor

Organizadores:

Francilene dos Santos Rodrigues (PPGSOF/GEIFRON/UFRR); Mariana Cunha Pereira (PROFHIST/PPGSOF/GEIFRON/UFRR); Vângela Maria Isidoro de Morais (PPGCOM/GEIFRON/UFRR) e; Pedro Marcelo Staevie (PPGPPD/UNILA).

Francilene dos Santos Rodrigues

Universidade Federal de Roraima (UFRR)

Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras (PPGSOF)

Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais (PRONAT)