Banner Topo

CURSO: O MÉTODO DOS ITINERÁRIOS

Publicado: Domingo, 22 Setembro 2019 11:05 | Última Atualização: Quarta, 01 Setembro 2021 18:18

O Programa em Sociedade e Fronteiras (PPGSOF) da Universidade Federal de Roraima juntamente com o PROCAD/Amazônia (Programa de Cooperação Acadêmica), realizarão o Curso: O método dos itinerários.

O curso ocorrerá no Auditório do Centro de Ciências Humanas da Universidade Federal de Roraima, do dia 07/10 a 10/10 de 2019, e será ministrado pela professora Caterine Reginensi. Que é antropóloga, Professora titular Uenf, CCH/LEEA e Professora do PPG Sociologia Política e Políticas Públicas da Universidade Estadual do Norte Fluminense/Uenf (Rio de Janeiro).

PARA SE INSCREVER basta encaminhar as informações abaixo para o e-mail do PPGSOF (ppgsof@ufrr.br):

- Nome completo (sem abreviações)

- CPF

Obs.: Haverá certificação de 20h.

O EVENTO TEM COMO OBJETIVO

Apresentar os fundamentos metodológicos de uma abordagem qualitativa. O método dos itinerários não é apenas uma ferramenta, mas permite levar em conta realidades que, habitualmente, ou escapam desde a observação ou são eliminadas no estado da análise.

A PROGRAMAÇÃO

Dia 07/10/2019

- Apresentação do método e suas adaptações.

- As pesquisas de Jean-Yves Petiteau, autor do método.

Dia 08/10/2019

Exemplos de pesquisas empíricas com uso do método de itinerários.

- Pesquisar a cidade com grafiteiros, itinerários Brasil /Chile.

- Pesquisa com Jovens: Trajetórias de vida e itinerários de jovens de periferia numa cidade média, Campos dos Goytacazes, Norte fluminense.

Dia 09/10/2019

A cartografia e a imagem como ferramentas de restituir dos dados apresentação de um documentário etnográfico: Margem da linha, o meu lugar.

Dia 10/10/2019

Itinerários: alguns olhares etnográficos em pesquisas sobre migrações e mobilidades.

- Mobilidades urbanas, o “saber circular”.

- Itinerários e relações espaço/ tempo nas migrações.