Conheça o campo da Biociências e seus Projetos de Pesquisa
O que é Biociências?
Na Área de concentração e linhas de pesquisa presente no site o PPGSBio, divulga a seguinte definição:
"Visa analisar a diversidade de organismos presentes no Bioma Amazônia, refinando o conhecimento dos diferentes grupos taxonômicos, bem como suas características bioquímicas, moleculares, morfológicas, estruturais e genéticas. Examinar, em uma escala mais ampla, as interações existentes entre esses organismos e seu meio. Investigar a interface homem/natureza e sua importância nas questões associadas à saúde, tais como zoonoses, relação parasita-hospedeiro, e influência da qualidade do meio ambiente na saúde humana. Identificar e avaliar possíveis influências antrópicas sobre as populações, comunidades e ecossistemas existentes na região, buscando, sempre que possível, propor medidas potenciais de solução ou mitigação destes impactos."
Ou seja, trata-se de um campo científico interdisciplinar amplo, conceituado como a ciência que busca conhecer/entender os aspectos biológicos dos organismos vivos, desde microscópicos aos macroscópicos de diferentes naturezas (características, espécies, classificações, gêneros, classes etc.).
Dentro desse campo extraordinário da ciência, há várias áreas menores que focam em assuntos específicos que pertencem aos organismos vivos, tais como: biologia humana, biologia animal, bioinformática, botânica, zoologia, genética, microbiologia, biologia molecular, bioquímica, entre outros.
Quais são os projetos de pesquisa que o PPGSBio desenvolve nesse campo?
são 04 projetos nesse campo:
1. Avaliação farmacológica de produtos naturais
Esse projeto busca isolar e identificar moléculas provenientes de organismos amazônicos, visando uma avaliação farmacológica dos mesmos (antimicrobianos e outros) e uso sustentável da biodiversidade.
2. Estudos da biodiversidade amazônica
Já este projeto, possui como objetivo a caracterização morfológica e genética de diferentes organismos, visando determinar fatores que contribuem para a adaptação à diversidade ambiental, além de verificar riscos impostos pela antropização que influenciem na saúde do homem.
3. Diversidade e Conservação de Fauna
Esse projeto conduz inventários na região do Escudo das Guianas, com enfoque para a área englobada pelo estado de Roraima, com o intuito de investigar a distribuição e o status de conservação atual das espécies, além de investigar os determinantes antropogênicos de declínio e extinção populacional.
4. Aspectos clínicos e laboratoriais das doenças infecciosas no extremo norte do país
O referido projeto procura investigar as doenças infecciosas que ocorrem na região da Amazônia setentrional, considerando seus aspectos ambientais e geográficos, como as fronteiras com Venezuela e República da Guiana.
Redes Sociais