Banner Topo

PROFESSORES DO POSAGRO REALIZAM VISITA TÉCNICA AO PPGFITO/UFERSA

Publicado: Segunda, 09 Outubro 2023 11:30 | Última Atualização: Segunda, 09 Outubro 2023 11:35

Entre os dias 04 e 05 de outubro, os professores Dra. Pollyana Cardoso Chagas, Dr. Wellington Farias Araújo, Dra. Sandra Cátia Pereira Uchôa e Dr. Paulo Roberto Ribeiro Rocha visitaram o Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia - PPGFITO da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

Durante a Visita Técnica, os docentes do POSAGRO conheceram os principais laboratórios de pesquisas do PPGFITO que ficam no Centro de Pesquisa em Ciências Vegetais do Semi-Árido (CPVSA) e tiveram a oportunidade de conhecer os diversos equipamentos existentes nos laboratórios, que dão um grande suporte na qualidade das pesquisas realizadas por aquele PPG.

Na oportunidade, também houve uma reunião, em que foi observado como é o funcionamento do PPGFITO bem como as principais iniciativas institucionais da UFERSA, para o financiamento das pesquisas da pós-graduação naquela instituição.

Os professores conheceram as áreas de pesquisa em campo, com visita a Fazenda Experimental da UFERSA, ao Pomar da UFERSA e também uma visita a fazenda Agrícola Famosa com quase 9.000 colaboradores nos períodos de safra, e com uma área atual total de mais de 30.000 hectares, fazendo da Agrícola Famosa a maior produtora de melões e melancias do Brasil e uma das maiores do mundo.

Esta Visita Técnica faz parte da proposta (Chamada Pública de Apoio à Formação de Doutores em áreas Estratégicas Chamada-CNPq Nº 01/2019) aprovada “Cooperação Técnica-Científica UFRR/UFERSA para o fortalecimento da Pós-graduação em Agronomia da UFRR e avanço de conhecimento para o desenvolvimento sustentável as Amazônia” que tem como objetivo o fortalecimento da pesquisa científica e tecnológica por meio do intercâmbio e cooperação entre Programas de Pós-Graduação stricto sensu consolidados e não consolidados, para a formação de recursos humanos na pesquisa científica e tecnológica em áreas estratégicas com a concessão de bolsas de doutorado, de apoio técnico no país e recursos financeiros para custeios das pesquisas.

Em um segundo momento, será a vez de uma comitiva composta por professores do Programa de Pós-graduação em Fitotecnia da UFERSA visitar o Programa de Pós-Graduação em Agronomia – POSAGRO da Universidade Federal de Roraima.