UFRR ofertará novo mestrado em Educação Inclusiva
A Universidade Federal de Roraima (UFRR) foi credenciada para integrar o Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede (PROFEI) ofertado em parceria com a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). O resultado foi divulgado na sexta-feira (24).
Acesse aqui o resultado do credenciamento.
A UFRR foi selecionada no Edital de Credenciamento e Expansão da Rede PROFEI juntamente com outras cinco instituições: Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Universidade Estadual de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Universidade Federal do Amapá (Unifap) e Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). O quantitativo de vagas para a seleção de mestrandos nas Instituições credenciadas ainda será definido pelo Conselho Gestor do Programa, tendo a UFRR pleiteado oito vagas. O processo seletivo deverá acontecer no mês de outubro e as aulas iniciadas ainda este ano.
Ampliar a produção de conhecimentos e a formação pós-graduada é uma das metas da administração superior da UFRR. “Fortalecer a pesquisa e a formação dos profissionais níveis local e regional é primordial para o desenvolvimento da nossa sociedade. Em um ano e seis meses de gestão abrimos dois mestrados [o primeiro foi o PPGSBIO] e dois doutorados [Arquitetura e Direito], em um esforço que estamos fazendo para fortalecer cada vez mais a produção de conhecimentos de qualidade. Estamos contentes”, comemora o reitor da UFRR, professor José Geraldo Ticianeli.
Conforme o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Marcos Vital, a participação da UFRR no PROFEI é fruto do esforço institucional em ampliar o leque de programas de pós-graduação, contemplando as diferentes áreas do conhecimento e contribuindo para mitigar as desigualdades regionais.
“A adesão da UFRR a Rede PROFEI é justificada pelo aumento expressivo de matrículas na Educação Básica e Superior, de pessoas com deficiências as mais diversas, superdotação, população indígena, quilombola, do campo, de diferentes gêneros e diversidade sexual, entre outros, o que requer o aprimoramento do potencial e habilidades dentro do ambiente escolar e em seus próprios cotidianos”, frisa Vital.
No âmbito da UFRR, o novo mestrado será coordenado pela professora Maria Edith Romano, pedagoga, com mestrado em Educação e doutorado em Educação Especial. Lotada no Centro de Educação (Ceduc/UFRR), Edith possui ampla experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos temas relacionados à educação especial, formação de professores, educação, deficiência e inclusão.
A CoordCom conversou com a professora Edith sobre as contribuições que o novo mestrado trará para a formação profissional das pessoas que trabalham na área da educação especial em Roraima. Confira a entrevista:
CoordCom - Qual a importância de trazer esse mestrado para a UFRR?
Edith - Roraima é um Estado pioneiro na oferta de educação para o público-alvo da educação especial na rede oficial pública de ensino. Desde os anos 1970 já temos experiências de escolarização desses estudantes na rede regular de ensino. Produzir pesquisa e conhecimentos científicos sobre as melhores formas de realizar a educação de todas as pessoas em turmas do ensino regular é uma estratégia fundamental para cumprirmos o desafio de assegurar o direito de todos à educação.
Este mestrado vem somar-se ao esforço de produção de conhecimentos e formação pós-graduada de qualidade que a Instituição vem fazendo e atende a um foco relevante de interesse dos candidatos aos cursos de Mestrado em Educação e áreas correlatas, que já têm buscado construir estudos e pesquisas no campo da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva.
CoordCom - Como o PROFEI vai colaborar na formação de profissionais para a promoção de uma educação mais inclusiva?
Edith - O curso é especificamente destinado a professores da educação básica. Irá oferecer a docentes em atuação uma formação específica de qualidade, que, articulada à experiência e aos saberes da docência que estes professores já possuem, tem potencial para a construção de estratégias pedagógicas sólidas e consistentes, em consonância com as demandas e peculiaridades regionais.
CoordCom - Conforme a proposta enviada para o credenciamento, como será formado o corpo docente do curso no âmbito da UFRR?
Edith - A proposta foi enviada já com oito docentes que apresentavam perfil de aproximação com a área de concentração deste mestrado, com pesquisas e publicações correlatas à educação especial. Posteriormente, através de chamadas públicas, poderão ser credenciados novos docentes que tenham interesse em se integrar a este desafio, de acordo com suas áreas de pesquisa e produção de conhecimentos.
CoordCom - A UFRR juntamente com a UNIFAP, são instituições da região Norte contempladas no atual credenciamento. Qual a contribuição a nível regional da oferta desse curso?
Edith - Já existe [na região Norte] um polo do PROFEI na UNIFESSPA, em Marabá-PA. Fortalecer a pesquisa, a produção de conhecimentos e a qualificação docente na região, é extremamente relevante, em especial neste momento de tentativa de desmonte da política nacional de educação especial de 2008, que vem assegurando o direito de todos à educação em escolas da rede regular de ensino.
Nós iremos nos somar a um grupo de pesquisadores e professores extremamente qualificados e com grande potencial para a construção de caminhos para a Educação de Todos, em uma interlocução que certamente nos possibilitará compartilhar nossos saberes e experiências e conhecer também os saberes e experiências desenvolvidos por outros professores e pesquisadores de todo o Brasil.
PROFEI - O Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI) se justifica, principalmente, pelo aumento expressivo de matrículas de pessoas com deficiência na Educação Básica e Superior. Por essa razão, implica em uma demanda de aprimoramento profissional dos professores em todo o território nacional, no que se refere à formação continuada em consonância com as políticas públicas de inclusão escolar e uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC).
O objetivo do programa é desenvolver processo formativo profissional que permita buscar meios para efetivar uma sociedade inclusiva, no sentido de que a escola realize metodologias inovadoras para que os estudantes do eixo da Educação Inclusiva: pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação, população indígena, quilombola, do campo, diferentes gêneros e diversidade sexual, entre outros, possam aprimorar seu potencial e habilidades dentro do ambiente escolar e em seu próprio cotidiano, tanto no contexto social, familiar e profissional.
O Programa conta com três linhas de pesquisa: Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva; Inovação Tecnológica e Tecnologia Assistiva; e Práticas e Processos Formativos de Educadores para Educação Inclusiva.
ACESSE AQUI A PÁGINA DO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM REDE (PROFEI).
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