Inscrições abertas para palestra sobre saberes guianenses e venezuelanos

Published: Friday, 20 August 2021 14:35 | Last Updated: Friday, 20 August 2021 14:40

A Universidade Federal de Roraima (UFRR) promove no dia 27 de agosto de 2021 a palestra on-line “Saberes guianenses e venezuelanos em diálogo intercultural com o Brasil”. A atividade é a quinta ação da I Jornada Internacional de Diálogos de Saberes Interculturais.

A palestra é gratuita e aberta a todos os interessados. Começará às 9h (horário local), com medição do professor João Paulino da Silva Neto e exposições dos professores Antonio Aparecido Giocondi e Reginaldo Gomes de Oliveira.

O período de inscrição para quem desejar receber certificado de participação na conferência vai até as 8h30 de 27 de agosto. Os interessados devem acessar  https://www.even3.com.br/ijidddsii2021/.

A intenção é facilitar ao público o conhecimento dos saberes da tríplice fronteira, suas as manifestações culturais, o que já foi construído e o que poderá ser, para que haja mais diálogos e integração entre as pessoas, explica o professor Giocondi, que é vice-coordenador do grupo de pesquisa responsável pela jornada, o “Fronteiras e Alteridades” da UFRR.

Além deste grupo, participam da organização a Universidad de Panamá e a Universidad Intercultural de Puebla, México.

Com as palestras, acrescenta Giocondi, busca-sedialogar e ao mesmo tempo entender o verdadeiro espírito de integração, no qual todos os povos e nações tenham vez e voz ao mesmo tempo. O respeito a toda manifestação cultural deverá ser o princípio básico e fundamental para que todos os saberes sejam sempre considerados em sua pluralidade”.

Em maio deste ano, o professor Reginaldo Gomes de Oliveira, um dos palestrantes desta edição da jornada, lançou dois livros que abordam a história da região. Para saber mais sobre as obras, clique aqui.