Professor de História da UFRR lança dois livros nesta quarta
Nesta quarta-feira (12/5) a Universidade Federal de Roraima (UFRR) promove o lançamento virtual de dois livros do professor e pesquisador Reginaldo Gomes de Oliveira. O material será apresentado pelo próprio escritor às 18h30 na sala de conferências acessível pelo link https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/camararc.
Todas as pessoas interessadas poderão acessar a sala de transmissão para conhecer o conteúdo das obras, intituladas “Amazônia Caribenha: processos históricos e os desdobramentos socioculturais e geopolíticos na ilha da Guiana” e “Amazônia Caribenha: Memória e História. O trajeto e o desdobramento em outras narrativas históricas de uma família nordestina para Roraima”.
As obras serão lançadas em formato impresso e digital. Estarão disponíveis para download gratuito no site da Editora da UFRR: www.ufrr.br/editora.
SINOPSES - A obra “Amazônia Caribenha: processos históricos e os desdobramentos socioculturais e geopolíticos na ilha da Guiana” aborda aspectos do processo de colonização na denominada Ilha Amazônica Caribenha ou território da ilha da Guiana, fomentando uma reflexão sobre a relação entre os cinco países que compartilham terras na referida ilha localizada na América do Sul.
O livro “Amazônia Caribenha: Memória e História. O trajeto e o desdobramento em outras narrativas históricas de uma família nordestina para Roraima” é uma narrativa informal que recria lembranças feitas por pessoas simples, consideradas testemunhas vivas da história regional e nacional.
“É um livro que mistura memórias com fragmentos históricos, contados pelo neto, sobre os parentes mais idosos”, explica o professor Reginaldo, que é doutor em História Social pela USP e foi professor titular do curso de Licenciatura em História/CCH-UFRR, vinculado ao Núcleo de Pesquisas Eleitorais e Políticas da Amazônia (NUPEPA/UFRR).
Também atuou como professor visitante na USP em 2016 e na Universidade do Suriname em 2018, ministrando cursos com a temática da História Regional, com foco na História das Guianas ou da Amazônia Caribenha, sendo um dos poucos historiadores do Brasil especialista nesta área.
Redes Sociais