UFRR entrega Residência Universitária após revitalização
Mais um prédio da Universidade Federal de Roraima (UFRR) foi revitalizado e entregue, na manhã da sexta-feira (17), para a comunidade. A Residência Universitária (Resu), campus Paricarana, recebeu uma série de melhorias estruturais. A solenidade contou com a presença do reitor, professor Geraldo Ticianeli, do vice-reitor, professor Silvestre Nóbrega de Lopes, de outros gestores e residentes.
“É com grande satisfação que fazemos a entrega da Residência Universitária. Essa revitalização proporcionará aos estudantes uma ambiência digna e salubre, de forma que eles contarão com um local seguro e acolhedor durante sua graduação”, ressalta o reitor.
Conforme a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Extensão (Prae), atualmente a moradia conta com 13 alunos. "Com a revitalização damos condições dignas para os alunos que ali residem e, assim, melhores condições para desempenhar suas atividades acadêmicas. Com isso, ter estímulo à permanência, o que contribuirá com a diminuição da evasão e retenção", explica o pró-reitor Gilson de Souza Costa.
A Pró-reitoria de Infraestrutura (proinfra) informou que foram realizados serviços como substituição dos pisos cerâmicos por um piso de alta resistência, readequação da cozinha e da área de serviços, readequação da cobertura para corrigir os problemas com cupins e goteiras, remodelagem dos boxes de banho e pintura do prédio.
O trabalho levou cerca de dez meses. As melhorias realizadas integram um projeto de revitalização de todas as instalações prediais com previsão de término em 2023. O propósito do trabalho é realizar a manutenção preventiva e corretiva das edificações da instituição.
“Estamos neste momento com várias obras e revitalizações simultâneas na UFRR, as quais visam melhorar a ambiência e a qualidade de vida e trabalho da nossa comunidade acadêmica”, frisa o reitor.
Neste mês, já foram entregues à comunidade os prédios do Núcleo de Pesquisa em Engenharia (Nupenge) e do Laboratório de Tecnologia de Aplicação de Produtos Fitossanitários “Shunji Nishimura”.
Entre outras ações já concluídas, está o prédio que abriga os Núcleos Histórico Socioambiental (NUHSA) e de Estudos Comparados da Amazônia e do Caribe (Necar), além do Restaurante Universitário.
Residência Universitária - A Residência Universitária (Resu) surgiu com a finalidade de ampliar a possibilidade de permanência dos alunos em vulnerabilidade social e econômica no Ensino Superior. A ação de Moradia Estudantil oferece infraestrutura física, com equipamentos básicos, móveis e utensílios, para os acadêmicos regularmente matriculados em cursos de graduação presencial.
Os candidatos selecionados à vaga na Residência recebem ainda o vale-refeição, desde que seja requerido no ato da inscrição e condicionado à permanência na Resu. A gerência da moradia é de responsabilidade da Divisão de Moradias e Restaurantes Universitários da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Extensão (Prae).
Para solicitar uma vaga na Residência, o discente precisa participar de um processo seletivo e comprovar a carência de recursos sociais, econômicos e/ou financeiros, além de demonstrar que não tenha família morando na sede do município onde está localizada a Resu.
Redes Sociais