Profissional de Letras: Curso da UFRR foi implantado no primeiro ano de funcionamento da Instituição
Ainda que sejam muitos os desafios encontrados pelos profissionais que atuam na área da Educação no Brasil, este mês, no dia 21, os professores da área de Letras comemoraram o seu dia. A Coordenadoria de Comunicação da Universidade Federal de Roraima (UFRR) aproveitou a passagem da data para conversar com educadores destes cursos sobre os desafios e conquistas pelos que escolheram esta profissão, dentre outros temas.
Na Universidade Federal de Roraima (UFRR), o Curso de Licenciatura em Letras “nasceu” no primeiro ano de funcionamento da instituição, em março de 1990, ofertando inicialmente quatro habilitações: Língua Espanhola/Literaturas de Língua Espanhola, Língua Francesa/Literaturas de Língua Francesa, Língua Inglesa/Literaturas de Língua Inglesa e Língua Portuguesa/Literaturas de Língua Portuguesa.
Posteriormente, em 2013, foi criado o Curso de Bacharelado em Letras-Libras. Atualmente, após configuração proposta pelo Ministério da Educação (MEC), cada uma das antigas habilitações é considerada um curso superior em si, com novas nomenclaturas: Letras-Espanhol, Letras-Francês, Letras-Inglês e Letras-Português.
Além das graduações, a UFRR também oferece desde 2010 o Mestrado em Letras, por meio do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL). Os interessados em ser discente do Programa podem efetuar a sua inscrição no processo seletivo para nova turma, no período de 11 de maio a 13 de junho (https://ufrr.br/ppgl/index.php?lang=en).
Visão dos cursos e atividades desenvolvidas
Conforme a professora Mirella Miranda de Brito Silva, coordenadora dos cursos de Letras, a missão dos cursos é definida a partir da natureza interdisciplinar da área e a relação dialética entre o pragmatismo da sociedade moderna e o cultivo dos valores humanistas. “Nos cursos é priorizado o respeito à diversidade; nos dedicamos também aos estudos das línguas e das literaturas locais, visando à articulação destes conhecimentos com o global”, explicou.
A partir desta premissa, os estudantes e professores dos cursos vão além da sala de aula e realizam uma série de atividades, tais como: Residência pedagógica, desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão, atuação no Núcleo de Estudos de Línguas Estrangeiras (Nucele) e no Núcleo de Línguas (NucLI).
Nos cursos da área de Letras há ainda a execução de ações no Programa de Educação Tutorial (PET Letras), no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação á Docência (PIBID-Letras) e no Laboratório Imprimatur (LABIM), dentre outras iniciativas.
Desafios e conquistas
Desenvolvendo tantas atividades, quais são hoje os principais entraves vivenciados pelos profissionais de Letras da UFRR? Ao responder este questionamento, a professora Mirella aponta as novas demandas e dificuldades trazidas pelo Ensino Remoto Emergencial (ERE).
“Como principal desafio está o acesso aos meios tecnológicos porque não se trata apenas de assistir aulas, mas de preparar textos, produzir apresentações, coisas que são mais difíceis de fazer usando apenas smartphones. Some-se a isso a vida cotidiana de cada um e cada uma, tendo de estudar em casa, com família, barulhos urbanos, etc”.
Outro aspecto citado pela educadora é a sobrecarga de trabalho enfrentada pelos professores, os quais já multi-atarefados em tempos “normais”, e que no ERE, precisam “se multiplicar” para atender às demandas do formato.
Apesar dos obstáculos, diversas vitórias têm sido conquistadas pelos estudantes e profissionais de Letras da UFRR, dentre as quais: as notas 3, 4 e 5 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), os conceitos 3,4 e 5 no Conceito Preliminar de Curso (CPC); além de dezenas de alunos e alunos contemplados com bolsas de intercâmbio e estágios em países como França, Portugal e Colômbia.
Campo de pesquisa e Pós-Graduação
Outro destaque positivo na área de Letras é a pós-graduação. A professora Cátia Wankler, docente dos cursos de Letras, contextualiza que, devido ao fato, de a UFRR estar situada em uma região de tríplice fronteira (Brasil, Guiana e Venezuela) e ter sua formação marcada pelas migrações, os cursos de Letras contam com uma enorme variedade de possíveis temas para investigações científicas. Temáticas estas que, ao longo dos anos, originaram o Curso de Especialização em Ensino de Línguas e Literaturas-CEEALL, responsável pela formação de três turmas, e um Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu, o Programa de Pós-Graduação em Letras-PPGL.
Recomendado pela CAPES em 2008 e implantado em 2010, o curso possui área de Concentração em Estudos de Linguagem e Cultura Regional e duas Linhas de Pesquisa: Língua e Cultura Regional e Literatura, Artes e Cultura Regional. Desde então, cerca de 100 dissertações de mestrado foram defendidas e 20 estão em andamento, todas voltadas para a reflexão acerca de Roraima, da Amazônia e dos diálogos entre culturas de diferentes regiões.
“Ao longo de seus mais de 30 anos, os Cursos de Licenciatura em Letras da UFRR formaram centenas de profissionais, o que representa o retorno do investimento público na forma de profissionais bem capacitados que atuam majoritariamente nas redes de ensino pública e privada de Roraima, muitos dos quais cursaram mestrados e doutorados e retornaram à Instituição, como docentes ou técnicos administrativos, por meio de concurso público”, avaliou a professora Elenize Oliveira, egressa do curso de Letras Português e Francês e também docente dos cursos.
Além da sala de aula, profissionais habilitados pela UFRR estão aptos a atuar como pesquisadores, críticos literários, tradutores, intérpretes, revisores de textos, roteiristas, secretários, assessores culturais, dentre outras possibilidades.
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