Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Profissional de Letras: Curso da UFRR foi implantado no primeiro ano de funcionamento da Instituição

Published: Thursday, 27 May 2021 20:48 | Last Updated: Tuesday, 08 November 2022 12:13

Ainda que sejam muitos os desafios encontrados pelos profissionais que atuam na área da Educação no Brasil, este mês, no dia 21, os professores da área de Letras comemoraram o seu dia. A Coordenadoria de Comunicação da Universidade Federal de Roraima (UFRR) aproveitou a passagem da data para conversar com educadores destes cursos sobre os desafios e conquistas pelos que escolheram esta profissão, dentre outros temas.

Na Universidade Federal de Roraima (UFRR), o Curso de Licenciatura em Letras “nasceu” no primeiro ano de funcionamento da instituição, em março de 1990, ofertando inicialmente quatro habilitações: Língua Espanhola/Literaturas de Língua Espanhola, Língua Francesa/Literaturas de Língua Francesa, Língua Inglesa/Literaturas de Língua Inglesa e Língua Portuguesa/Literaturas de Língua Portuguesa.

Posteriormente, em 2013, foi criado o Curso de Bacharelado em Letras-Libras.  Atualmente, após configuração proposta pelo Ministério da Educação (MEC), cada uma das antigas habilitações é considerada um curso superior em si, com novas nomenclaturas: Letras-Espanhol, Letras-Francês, Letras-Inglês e Letras-Português.

Além das graduações, a UFRR também oferece desde 2010 o Mestrado em Letras, por meio do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL). Os interessados em ser discente do Programa podem efetuar a sua inscrição no processo seletivo para nova turma, no período de 11 de maio a 13 de junho (https://ufrr.br/ppgl/index.php?lang=en). 

Visão dos cursos e atividades desenvolvidas

Conforme a professora Mirella Miranda de Brito Silva, coordenadora dos cursos de Letras, a missão dos cursos é definida a partir da natureza interdisciplinar da área e a relação dialética entre o pragmatismo da sociedade moderna e o cultivo dos valores humanistas. “Nos cursos é priorizado o respeito à diversidade; nos dedicamos também aos estudos das línguas e das literaturas locais, visando à articulação destes conhecimentos com o global”, explicou.

A partir desta premissa, os estudantes e professores dos cursos vão além da sala de aula e realizam uma série de atividades, tais como: Residência pedagógica, desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão, atuação no Núcleo de Estudos de Línguas Estrangeiras (Nucele) e no Núcleo de Línguas (NucLI).

Nos cursos da área de Letras há ainda a execução de ações no Programa de Educação Tutorial (PET Letras), no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação á Docência (PIBID-Letras)  e no Laboratório Imprimatur (LABIM), dentre outras iniciativas.

Desafios e conquistas

Desenvolvendo tantas atividades, quais são hoje os principais entraves vivenciados pelos profissionais de Letras da UFRR? Ao responder este questionamento, a professora Mirella aponta as novas demandas e dificuldades trazidas pelo Ensino Remoto Emergencial (ERE).

“Como principal desafio está o acesso aos meios tecnológicos porque não se trata apenas de assistir aulas, mas de preparar textos, produzir apresentações, coisas que são mais difíceis de fazer usando apenas smartphones. Some-se a isso a vida cotidiana de cada um e cada uma, tendo de estudar em casa, com família, barulhos urbanos, etc”.  

Outro aspecto citado pela educadora é a sobrecarga de trabalho enfrentada pelos professores, os quais já multi-atarefados em tempos “normais”, e que no ERE, precisam “se multiplicar” para atender às demandas do formato.

Apesar dos obstáculos, diversas vitórias têm sido conquistadas pelos estudantes e profissionais de Letras da UFRR, dentre as quais: as notas 3, 4 e 5 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), os conceitos 3,4 e 5 no Conceito Preliminar de Curso (CPC); além de dezenas de alunos e alunos contemplados com bolsas de intercâmbio e estágios em países como França, Portugal e Colômbia.

Campo de pesquisa e Pós-Graduação

Outro destaque positivo na área de Letras é a pós-graduação. A professora Cátia Wankler, docente dos cursos de Letras, contextualiza que, devido ao fato, de a UFRR estar situada em uma região de tríplice fronteira (Brasil, Guiana e Venezuela) e ter sua formação marcada pelas migrações, os cursos de Letras contam com uma enorme variedade de possíveis temas para investigações científicas. Temáticas estas que, ao longo dos anos, originaram o Curso de Especialização em Ensino de Línguas e Literaturas-CEEALL, responsável pela formação de três turmas, e um Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu, o Programa de Pós-Graduação em Letras-PPGL.

Recomendado pela CAPES em 2008 e implantado em 2010, o curso possui área de Concentração em Estudos de Linguagem e Cultura Regional e duas Linhas de Pesquisa: Língua e Cultura Regional e Literatura, Artes e Cultura Regional. Desde então, cerca de 100 dissertações de mestrado foram defendidas e 20 estão em andamento, todas voltadas para a reflexão acerca de Roraima, da Amazônia e dos diálogos entre culturas de diferentes regiões.

“Ao longo de seus mais de 30 anos, os Cursos de Licenciatura em Letras da UFRR formaram centenas de profissionais, o que representa o retorno do investimento público na forma de profissionais bem capacitados que atuam majoritariamente nas redes de ensino pública e privada de Roraima, muitos dos quais cursaram mestrados e doutorados e retornaram à Instituição, como docentes ou técnicos administrativos, por meio de concurso público”, avaliou a professora Elenize Oliveira, egressa do curso de Letras Português e Francês e também docente dos cursos.

Além da sala de aula, profissionais habilitados pela UFRR estão aptos a atuar como pesquisadores, críticos literários, tradutores, intérpretes, revisores de textos, roteiristas, secretários, assessores culturais, dentre outras possibilidades.

Saiba mais

Ensino de Português para Estrangeiros

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página