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Dia da Enfermagem – Curso da UFRR colaborou para a formação de 77 profissionais

Published: Thursday, 13 May 2021 09:13 | Last Updated: Tuesday, 08 November 2022 12:13

Enfermeiros e enfermeiras; são eles que, juntamente com outros profissionais da saúde, atuam na “linha de frente” do combate ao novo coronavírus, salvando milhares de vidas e “lutando” para amenizar/eliminar as dores das pessoas vítimas da doença. Um trabalho árduo em defesa da vida que, como sabemos, independente da pandemia, é permanente na vida de quem atua na área da saúde.

Profissionais que nessa quarta-feira, 12 de maio, comemoraram o Dia Internacional da Enfermagem e no dia 11 de agosto irão celebrar os 10 anos de criação do curso de Enfermagem, do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Roraima (UFRR). A graduação, que atualmente conta com 167 estudantes ativos, já colaborou para a inserção de 77 profissionais no mercado de trabalho.

Sobre a data, a coordenadora do curso, professora Cíntia Cassimiro destaca o importante papel social da UFRR ao contribuir para a formação de profissionais com conhecimento técnico, científico, político, humanístico e ético.

Alunos, que ao longo do curso de formação, além de participarem de aulas teóricas e práticas, também realizam projetos de intervenção junto às unidades básicas de saúde, ofertam atividades de educação em saúde junto às comunidades e promovem campanhas de vacinação, dentre outras atividades. 

Como fez a jovem Fernanda Zambonin, de 24 anos, nascida no Paraná, mas que desde criança mora em São João da Baliza (RR), e que de lá veio para cursar a graduação em Enfermagem na UFRR de 2013 a 2017, além do Mestrado em Ciências da Saúde de 2018 a 2019. 

A ex-aluna, hoje enfermeira concursada pelo município de Boa Vista e pelo Estado, aproveitou todas as atividades ofertadas pela instituição: participando de projetos de iniciação científica e extensão; além de ter sido uma das fundadoras da Liga de Saúde da UFRR e integrante do PET Saúde (Programa de Educação Tutorial), dentre outras ações.

 “Fiz parte do time da UFRR com muita honra, tendo a oportunidade de conviver com profissionais competentes, tanto professores como técnicos. O que foi fundamental para minha formação pessoal e profissional. Foram muitos os bons exemplos que contribuíram para que eu acreditasse em meu potencial e tivesse bons resultados”, comentou a profissional que elogiou o fato da UFRR utiliza o PBL como ferramenta de ensino, um método de aprendizado baseado na resolução de problemas que desafia o aluno a ser um “sujeito ativo do conhecimento”.

Desafios trazidos pela pandemia

O processo de formar novos profissionais da enfermagem em tempos de pandemia da Covid-19 trouxe entraves. Diante do novo panorama, os professores tiveram que encontrar alternativas.

“Cada docente avaliou a possibilidade de transformar suas disciplinas para a forma remota. Para os casos que não foi possível transformar toda carga horária para ensino remoto, dividimos as disciplinas em duas partes: sendo a parte 1 aquela cuja carga horária poderia ser executada no ensino remoto e a parte 2 aquela cuja carga horária deveria ser executada presencialmente, aguardando então um momento mais propício”, explicou a coordenadora do curso.

Recentemente, o Conselho Superior flexibilizou o retorno das atividades práticas desde que sejam seguidas uma série de recomendações de ordem sanitária. A decisão trouxe alívio, mas os desafios persistem por ainda não ser possível levar os estudantes de enfermagem para os serviços de saúde.

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