Pandemia- "Acolhimento Psicológico On-line" está disponível para comunidade acadêmica
Pesquisas apontam que a comunidade acadêmica é uma das mais afetadas durante a pandemia causada pela Covid-19. A situação afeta tanto os alunos, que perderam importante espaço de aprendizagem e socialização, quanto os professores, que precisaram se adaptar ao novo método de Ensino Remoto Emergencial (ERE).
Para minimizar os impactos causados pelo distanciamento social na saúde emocional, o projeto "Acolhimento Psicológico On-line" está com inscrições abertas para toda a comunidade acadêmica da Universidade Federal de Roraima (UFRR), incluindo alunos (a partir de 12 anos, com autorização do responsável), professores e técnicos dos três campus: Paricarana, Cauamé, Murupu, Escola Agrotécnica (Eagro) e Colégio de Aplicação (CAp).
Segundo a coordenadora do projeto, professora Joelma Ana Gutiérrez Espíndula, “a experiência nos mostra a necessidade em dar continuidade ao projeto como prática preventiva, de acolhimento e de cuidado em saúde mental à nossa Comunidade Universitária”, afirmou.
Para participar é necessário preencher o formulário disponível no site da UFRR. Após triagem, será feito o agendamento por e-mail ou telefone. O atendimento é pontual, ou seja, acontece com uma sessão de atendimento psicológico online e, eventualmente, mais uma ou duas sessões complementares de acordo com a situação. O objetivo é auxiliar as pessoas para enfrentarem as dificuldades, diferenciando-se de um tratamento psicoterapêutico.
O serviço funciona de segunda a sexta-feira das 10h às 21h, em horários alternados, conforme agendamento prévio.
Informações adicionais sobre o projeto estão disponíveis no site do setor de Psicologia da UFRR.
Outras orientações podem ser consultadas nas Cartilhas do Acolhimento Psicológico:
Jovens adultos e atenção psicossocial no enfrentamento da covid-19
Redes Sociais