UFRR sobe para a 10ª posição no ranking de transparência ativa da CGU
A administração superior da Universidade Federal de Roraima (UFRR) vem atuando para dar maior transparência às ações da instituição. Como resultado, a Universidade tem subido cada vez mais no ranking de transparência ativa (publicação de informações na internet) da Controladoria Geral da União (CGU). Atualmente, a UFRR ocupa a 10ª posição.
No início do ano passado, a Universidade ocupava a 206ª colocação de um total de 304 instituições avaliadas da administração pública federal. Após alguns trabalhos em conjunto, de vários setores como Diretoria de Avaliação e Informação (DAI) e Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), vinculados à Pró-reitoria de Planejamento (Proplan), e Gabinete da Reitoria (GR), a instituição passou em 2021 para a 10º posição.
Ao todo, são avaliados 49 itens. Na ocasião, a UFRR cumpriu integralmente 35 itens e os demais parcialmente ou não foram cumpridos. Atualmente, a UFRR pulou para a posição de nº 10 do ranking, e apenas um item é tido como "cumprido parcialmente" (este item já está sendo cumprido e passará por nova análise da CGU nos próximos dias).
O cumprimento dos itens de transparência avaliados pela CGU é importante para dar maior claridade à sociedade sobre as ações, aplicação de recursos e resultados da UFRR, por meio do Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC).
Na avaliação, a CGU analisa aspectos da transparência como a verificação da publicação de informações sobre receitas e despesa, licitações e contratos, estrutura administrativa, servidores públicos, acompanhamento de obras públicas, dentre outras.
O ranking pode ser acessado através do Painel Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/2011), pelo link: http://paineis.cgu.gov.br/lai/index.htm. A página traz informações sobre números de pedidos e recursos, cumprimento de prazos, perfil dos solicitantes, transparência ativa, dentre outros. Os dados são extraídos do e-SIC.
Mais:
Transparência - Saiba como obter informações públicas da UFRR
Redes Sociais