Novos coordenadores e chefes de cursos tomam posse na UFRR

Published: Friday, 26 March 2021 11:07 | Last Updated: Tuesday, 08 November 2022 12:13

Novos coordenadores e chefes de cursos da Universidade Federal de Roraima (CGI/UFRR) foram empossados nesta sexta-feira (26). O encontro aconteceu em formato virtual, como medida de segurança e proteção à Covid-19.

A posse ocorreu durante a reunião do Comitê de Governança Institucional (CGI) com a condução do reitor José Geraldo Ticianeli e a audiência do vice-reitor Silvestre Lopes da Nóbrega e dos pró-reitores. Além dos diretores dos centros onde os empossados atuam: Ciências Agrárias (CCA) e Comunicação, Letras e Artes (CCLA), professores Beethoven Barbosa e Parmênio Citó, respectivamente.

O reitor frisou a importância de registrar esses ritos de passagem. “É uma forma de dar publicidade à nossa comunidade, dar conhecimento sobre os gestores à frente dos cursos e, também, agradecer aos que passaram pelas funções e aos que estão dando andamento aos trabalhos”.

Os professores Jefferson Tiago de Souza Mendes, Denise Ribeiro de Melo e Paulo Roberto Ribeiro Rocha foram empossados coordenadores dos cursos de Licenciatura em Música (campus Paricarana), Zootecnia (campus Cauamé) e Agronomia (campus Cauamé), respectivamente. Os mandatos vão até março de 2023.

Para a chefia de departamentos, foram empossados os professores Armando José da Silva (Departamento de Solos e Engenharia Agrícola), Leandro Torres de Souza (Departamento de Fitotecnia), Jalison Lopes (Departamento de Zootecnia) e Fabiola Niederauer Flores (Departamento de Medicina Veterinária), todos no campus Cauamé.

Os professores empossados parabenizaram a iniciativa da gestão em realizar os eventos de posse e frisaram a importância do trabalho em conjunto, entre chefes de departamento, coordenadores de curso, diretores de centro e os setores vinculados à Administração Superior, para que a Universidade cresça e beneficie ainda mais a comunidade acadêmica e a sociedade. “Certamente com esse apoio, sairemos do outro lado bem melhores do que entramos”, destacou o diretor do CCA, professor Beethoven Barbosa.

A professora Denise Melo assumiu a coordenação pela segunda vez. “Em 2016, fui coordenadora pró-tempore e esta experiência me permitiu perceber o quanto posso ajudar no curso de Zootecnia, na função de coordenadora”, frisa, enfatizando que integra o curso desde 2005, participando desde a elaboração de sua matriz curricular, e que atuará na atualização dos conteúdos, tornando o curso de Zootecnia cada vez mais atrativo.

“Na última avaliação do Enade o curso de Zootecnia obteve conceito 4, uma resposta clara do trabalho da equipe, UFRR, professores e técnicos dedicados a boa formação acadêmica e, principalmente, ao esforço individual de cada discente.  Aprimoramos a matriz curricular visando as necessidades atuais de mercado”, destaca Denise.

Reconduzido ao cargo por mais dois anos, o professor Paulo Rocha é professor no curso de Agronomia desde 2014. “As principais ações que serão realizadas nos próximos dois anos têm como objetivo a melhoria constante na qualidade do ensino do curso, sempre atentos as necessidades de formação profissional ajustadas aos desafios atuais da agricultura”, observa.

Professor do Curso de Licenciatura em Música desde sua implementação, em 2013, esta é a segunda vez que o professor Jefferson Tiago assume a coordenação. Ele ressaltou que pretende aprofundar o trabalho construído ao longo dos quase 8 anos do curso.

“Também para os dos próximos anos, reiterando a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, a liberdade e valorização cultural de todas as manifestações musicais, a luta pelos direitos de todos em uma formação pública e gratuita, a gestão democrática e aberta ao diálogo com a comunidade acadêmica e a comunidade externa, formando além de um professor técnico, mas crítico para atuar em escolas, discutindo problemas de sua prática e da própria comunidade a qual pertence”, ressalta.

Emocionado, o pró-reitor de Ensino e Graduação observou o momento complicado pelo qual o mundo passa, em função da pandemia de Covid-19. “É um momento de muita dor no mundo, só quem não é humano não sente. Parabenizo a todos, muita força e vamos juntos”, disse Antônio Sansevero.

“Agradecemos a todos pelo empenho e pelo enfrentamento do desafio. Reforçamos que somos uma única UFRR, cada um na sua unidade, mas sempre em prol da sociedade roraimense e, porque não dizer, da sociedade brasileira. Sucesso a todos”, concluiu o vice-reitor Silvestre Lopes.

Assessoria Técnica – Na ocasião, o reitor também efetivou o assessor técnico da Reitoria, Gustavo Hugo Sousa de Andrade, que estava na função como substituto e o parabenizou por sua atuação ágil e resolutiva nas demandas surgidas, inclusive no desempenho à frente da Comissão de Ética Setorial da UFRR.

Sobre a efetivação no cargo, o assessor disse ter “a sensação de que a minha responsabilidade social com a coletividade aumenta. Atender bem as pessoas é o que me motiva. Fico muito feliz pela confiança e agradeço a todos”. O servidor é formado em Direito e Letras, e integra o quadro da UFRR desde 2014, como técnico administrativo.

O âmbito da Assessoria Técnica abrange Reitoria, Vice-reitoria e Pró-reitorias da UFRR em suas decisões, para que sejam fundamentadas e técnicas. Além disso, quando acionada, atua junto às direções de centro, coordenações e quaisquer unidades administrativas sobre seus atos administrativos.