MDIC investirá 6,8 milhões em obras de infraestrutura e vai articular novos financiamentos para a pesquisa na UFRR

Published: Saturday, 27 October 2018 15:36 | Last Updated: Wednesday, 21 July 2021 11:22

Em audiência em Brasília na última quinta-feira (25), o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcos Jorge e o reitor da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Jefferson Fernandes, conversaram sobre alternativas para a melhoria da infraestrutura da UFRR e a possibilidade de ampliação na captação de recursos federais para pesquisa científica.

O ministro garantiu a liberação de R$ 6,8 milhões para o investimento em obras de infraestrutura necessárias na instituição. A reunião contou com a presença do diretor da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação, Weber Souza.

Seminário - Também haverá um seminário em Roraima para atrair empresas que tenham propostas e interesses em investir ou desenvolver pesquisas utilizando a Lei de Informática e conhecer os projetos que estão sendo desenvolvidos pela UFRR. A Lei de Informática da Zona Franca de Manaus exige a descentralização dos investimentos por todos os estados da região Norte.

Entrevista - O Reitor da UFRR, Jefferson Fernandes concedeu entrevista à Coordenadoria de Comunicação e explicou como foi feito o diálogo com o MDIC e os resultados esperados a partir deste trabalho. Confira a entrevista.

Coordcom - Reitor, como iniciou o diálogo com o MDIC e qual a importância deste aporte financeiro que a UFRR receberá?

Reitor da UFRR - O diálogo com MDIC ocorreu por ocasião de um encontro com o Ministro dentro da programação do Centro de Referência ao Migrante, instalado na UFRR. O Ministério apoiou a criação de um laboratório de informática, por meio de um convênio com a Ericsson. Ele fez uma visita ao Centro e gostou muito do nosso trabalho, resultado da articulação com a ACNUR/ONU, instituições federais, projetos de extensão, voluntários e apoiadores no atendimento à demandas do contexto migratório.

Essa foi a aproximação que tivemos e a partir nós trabalhamos a possibilidade de garantir apoio do Ministério com a liberação de recursos para atender as demandas institucionais de infraestrutura. Para nossa alegria, recentemente eu fui chamado pelo Ministério em Brasília. Juntamente com o Ministério da Educação, tivemos uma agenda em que ficou acertado a alocação de 6,8 milhões para infraestrutura de várias demandas da UFRR.

São demandas que já existiam, como a construção da garra do bloco IV, instalação de placas de identificação nos campi, ampliação do esgoto do Restaurante Universitário (RU), alguns prédios que precisam de reformas, como bloco III, dentre outras. Ele foi muito sensível e decidiu que este recurso vai ser alocado ainda este ano. Parte dele sendo executado agora e parte em 2019.

Coordcom - O investimento envolve também obras de asfaltamento e urbanização do Campus?

Reitor - O recurso do MDIC será investido em outras obras que estavam parados ou precisam de reformas. A questão do asfaltamento está sendo resolvida com recurso de sobra de orçamento de 2018 que estamos trabalhando para viabilizar.

Coordcom – As obras vão atender a quais campi da UFRR?

Reitor - Vai atender demandas do Campus Cauamé e Campus Paricarana. Temos uma ação prioritária no Campus Murupu que é a passarela, mas esta obra está sendo feita com recursos próprios. Também inauguramos recentemente uma série de obras e reformas que beneficiam diretamente professores e alunos na Escola Agrotécnica (EAGRO), como a caixa d’água do campus que solucionou o problema da falta de abastecimento de água e a climatização e reforma do restaurante, obras comemoradas por todos. Temos outras ações que estão em andamento (ver mais aqui).

Coordcom - Houve mais alguma decisão tomada com o MDIC?

Reitor - Acertamos também a realização de um seminário que a UFRR vai promover até o final de novembro aqui na universidade, no qual o Ministério vai convidar grandes empresas do Amazonas para que conheçam as pesquisas que são desenvolvidas pela UFRR, com a possibilidade destas empresas financiarem estes projetos por meio da Lei da Informática. Será um primeiro momento para levantarmos estas demandas. Uma tarefa de casa importante. Todos os grupos de pesquisa serão convidados para exporem o que estão produzindo e vamos trabalhar para que seja despertado o interesse no aporte recursos para estas pesquisas, considerando a relevância científica e social de cada uma para o desenvolvimento regional, na Amazônia e para o País.

Coordcom - Os desafios para as Instituições federais de ensino superior são muitos e exigem capacidade de diálogo, planejamento e inovação, afinal estamos em um momento difícil de crise, transição política e instabilidade no País. Correto?

Reitor - Sim, o momento é delicado. Mas tenho convicção de que estas articulações têm dado resultados positivos para a universidade. A idéia é essa: de superação da crise com outras saídas possíveis. Estamos buscando outras fontes de recurso além do âmbito do Ministério de Educação. Isso é muito importante, porque a universidade precisa deste leque de oportunidade para que ela consiga atender satisfatoriamente a classe estudantil e a comunidade de forma geral.

Fonte consultada: http://www.mdic.gov.br/index.php/noticias/3653-mdic-articula-r-6-8-milhoes-para-ufrr