Professor Jefferson Fernandes assume presidência do Fórum de Reitores da Região Norte

Published: Wednesday, 07 June 2017 11:02 | Last Updated: Wednesday, 21 July 2021 11:20

O professor doutor Jefferson Fernandes, reitor da Universidade Federal de Roraima (UFRR), é o novo presidente do Fórum de Reitores da Região Norte. A oficialização do cargo aconteceu no dia 31 de maio, em Brasília, durante uma reunião da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

O reitor ficará no cargo até meados de 2018. Desde 2016, ocupava a vice-presidência do Fórum, que era dirigido pela professora Isabel Auler, reitora da Universidade Federal do Tocantins e falecida no dia 1° de maio deste ano.

Conforme o reitor, devido as suas estratégias de trabalho, o grupo de reitores têm conseguido obter resultados positivos para a educação superior no Norte. “O Fórum é bem articulado. As nossas necessidades e especificidades fazem com que tenhamos boa união”, explica.

A instalação do Fórum ocorreu no dia 5 de novembro de 2009, em uma reunião realizada na Universidade Federal do Amazonas. O grupo de reitores tem como propósito articular ações que diminuam as assimetrias em relação às instituições federais de ensino superior de outras regiões.

Como parte destes trabalhos, os dirigentes elaboraram em 2016, um documento intitulado Carta de Rio Branco, elencando ações a serem priorizadas pelos reitores junto ao Ministério da Educação, às agências oficiais de fomento e aos representantes da Região Norte no Congresso Nacional.

Confira a Carta de Rio Branco clicando aqui.

Os resultados começam a aparecer. Um grupo de trabalho foi criado junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para contribuir com o Plano Nacional de Pós-graduação (PNPG) 2011-2020, que define novas diretrizes e estratégias para as políticas de pós-graduação e pesquisa no Brasil. A previsão é que até o final do ano seja lançado um edital criando novas possibilidades de formação de doutores nas instituições da região.