Desempenho IDD, ENADE e CPC

Publicado: Sexta, 24 Setembro 2021 20:54 | Última Atualização: Sexta, 24 Setembro 2021 20:54 | Acessos: 372

Anualmente as Instituições de Ensino Superior (IES) são submetidas a um processo avaliativo chamado SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Dentre os instrumentos utilizados para as avaliações estão: ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), CPC (Conceito Preliminar do Curso), IDD (Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado) e IGC (Índice Geral de Cursos). Estes indicadores permitem aos cursos de graduação e às instituições de educação superior serem conceituados entre 1 e 5, que são notas que refletem a qualidade do ensino.

Confira o desempenho dos cursos de graduação no Enade, IDD e CPC no ciclo avaliativo referente ao ano de 2019:

Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado - (IDD)

O IDD tem por objetivo mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no ENADE e no ENEM. Logo, o cálculo do IDD de um curso é feito com base nas notas obtidas individualmente pelos estudantes no ENEM e no ENADE.

Em 2019 o curso de Zootecnia obteve conceito 5, os cursos de Agronomia, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Medicina Veterinária obtiveram conceito 4 e os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Enfermagem e Medicina obtiveram conceito 3.

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - (ENADE)

O ENADE avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Quanto ao ENADE, no ano de 2019 os cursos de Agronomia, Enfermagem, Engenharia Civil, Medicina Veterinária e Zootecnia obtiveram conceito 4, os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Elétrica obtiveram conceito 3 e o curso de Medicina obteve conceito 2.

Conceito Preliminar do Curso - (CPC)

O CPC é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação. Seu cálculo e divulgação ocorrem no ano seguinte ao da realização do Enade, com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos.

Em relação ao CPC, os cursos de Agronomia, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Zootecnia obtiveram conceito 4 e os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Medicina e Medicina Veterinária obtiveram conceito 3.