Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Projeto Observatório do Rural divulga informações sobre prevenção e cuidados com Covid-19

Publicado: Segunda, 24 Agosto 2020 10:05 | Última Atualização: Terça, 03 Agosto 2021 18:39

O projeto Observatório do Rural: Agricultura Familiar, Saúde Pública e Meio Ambiente - divulgação de informações pertinentes no contexto da Pandemia do COVID-19 tem como objetivo promover o acesso às agricultoras e agricultores familiares à informações pertinentes e de fontes seguras relacionadas à agricultura familiar, saúde pública e meio ambiente.

 

A coordenadora do projeto, professora Manuela Cordeiro, explica que a proposta surgiu a partir de uma reunião dos membros do Laboratório de Pesquisa e Extensão sobre o Rural de Roraima (LABORR), realizada no mês de maio deste ano, na qual foram discutidas possíveis ações práticas que pudessem impactar as famílias de agricultores e agricultoras familiares diante da pandemia do novo coronavírus.

Ela lembra que foi formada uma equipe com os docentes membros do LABORR, alunos de graduação e pós-graduação do curso de bacharelado em Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGANTS/INAN), bem como alunos do Programa de Pós Graduação em Agroecologia(PPGA/UERR/IFRR/EMBRAPA) envolvidos em projetos e pesquisam temáticas relacionadas ao meio rural em Roraima. 

 A relevância acadêmica da ação, de acordo com a coordenadora, está no trabalho dos membros do grupo que verificam fontes das informações em três eixos temáticos, compilando-as em linguagem acessível para as populações que interlocutores de suas pesquisas. A relevância social do trabalho está em atender as populações rurais, que são apontadas como vulneráveis, uma vez que vivem em locais distantes dos centros urbanos e, portanto, de centros de tratamento de saúde.

Os bolsistas colaboram na curadoria das informações acerca dos três eixos saúde pública, agricultura familiar e meio ambiente. Também produzem cards informativos com notícias verificadas sobre cada um dos eixos acima mencionados. Além disso, os bolsistas criaram perfis nas redes sociais (facebook e instagram) para disseminação dos dados, o que também será realizado via grupos de aplicativos de mensagens.

O principal resultado esperado é o acesso a informações com fontes seguras acerca de temas na ordem do dia para as populações rurais, levando em conta a situação de excepcionalidade atualmente vivida devido a pandemia do coronavírus (COVID-19).

Página do facebook para outras informações: https://www.facebook.com/laborr.ufrr.1

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página