Extensão: projeto leva ao público informação de qualidade no combate ao COVID-19
Com o objetivo de incrementar ações de jornalismo da Rádio e da TV Universitária da UFRR (RTV) com a produção de conteúdo informativo sobre o novo coronavírus (SARS-COV-2), o projeto “Jornalismo da RTV Contra Novo Coronavírus” está permitindo a realização de diversas entrevistas com representantes da UFRR, dentre gestores e pesquisadores, além de outros informes, disponibilizados ao público pela Rádio, TV e plataformas digitais.
Foto: As transmissões das entrevistas são feitas ao vivo e disponibilizadas nas redes sociais com acessibilidade (LIBRAS)
Com a pandemia do COVID-19 e a situação de instabilidade em muitas esferas no país e do mundo, como a crise sanitária, as incertezas da economia e da política, a comunicação pública é desafiada a dar conta dos fatos do cotidiano e ao mesmo tempo proporcionar informações seguras e de qualidade para os espectadores.
O jornalista Aldenor Pimentel, coordenador do projeto, explica que o jornalismo foi considerado pelo Governo Federal como um serviço essencial durante a pandemia, sinalizando que a informação de qualidade é estratégica e fundamental no trabalho de combate à pandemia. “O projeto cria espaços de difusão de ações acadêmicas de extensão e pesquisa para enfrentar o novo coronavírus”, ressaltou.
O coordenador explica que o projeto oferece a possibilidade de boas experiências para alunos bolsistas, sendo uma oportunidade de aprendizado sobre jornalismo nas mais diversas plataformas de comunicação, em uma situação desafiadora como a produção de informação em um momento de pandemia.
Pelo projeto, os bolsistas produzem conteúdo informativo sobre o novo coronavírus por meio de reportagens de rádio e TV, sob a supervisão de um profissional. A expectativa, de acordo com o coordenador, é levar ao público esclarecimentos e orientações na prevenção e cuidados no tratamento da doença. “Para isso, temos o Repórter Roraima, jornal de rádio diário com foco em informações sobre o vírus. Também produzimos reportagens, entrevistas e conteúdo para a Rádio e a TV Universitária, além de plataformas digitais. Pretendemos colocar no ar em breve informativos radiofônicos”, complementou.
O projeto faz parte do programa “UFRR no apoio ao enfrentamento à pandemia pelo novo coronavírus (SARS-COV-2). “As iniciativas que visam a comunicação de qualidade ao grande público marcam presença no programa de extensão. Sete, dos 24 projetos que compõem o nosso programa, priorizam a comunicação no combate ao coronavírus, sendo propostas importantes encaminhadas pela: RTU, Instituto Insikiran, Núcleo de Educação à Distância, Centro de Ciências Agrárias, coordenação do curso de Medicina, coordenação do curso de Letras e Departamento de Química. Estas são ações focadas na informação, instrumento importante neste processo”, destacou o pró-reitor de Assuntos Estudantis e Extensão, professor Gilson Costa.
Confira alguns links de conteúdo produzido pelo projeto:
Reportagem: Lockdown informal em Terra Indígena Manoá-Pium começa no dia seis de junho https://www.facebook.com/nrtu.ufrr/videos/4020496728021018/
Reportagem: Profissionais de saúde recebem formação para atuar na Área de Proteção de Cuidados contra o coronavírus
https://www.facebook.com/nrtu.ufrr/videos/4011758798894811/
Entrevista em estúdio com o pró-reitor de Ensino e Graduação da UFRR, Antonio Sansevero sobre pesquisa da universidade para avaliar as condições de acesso dos alunos a computadores e internet, com o objetivo de planejar ações de ensino durante o enfrentamento à pandemia de COVID-19.
https://www.facebook.com/nrtu.ufrr/videos/3845674755503217/
Conheça as ações de prevenção ao coronavírus entre servidores da UFRR e a comunidade externa, na conversa com a pró-reitora de Gestão de Pessoas da UFRR, Daniele Rosa.