Instituto Insikiran realiza curso de Extensão na área de Resíduos Sólidos
O curso de Gestão em Saúde Coletiva Indígena do Instituto Insikiran realizou nos dias 07 e 08 de março, na comunidade indígena Caraparú III, no município de Uiramutã, a primeira fase do projeto de Formação de Agentes Multiplicadores em Gestão de Resíduos Sólidos.
O evento contou com a participação de 96 pessoas, que assistiram palestras, práticas sobre resíduos sólidos, reciclagem, reaproveitamento e compostagem. Para Jordânia de Souza, aluna e colaboradora do Projeto, o objetivo principal é formar multiplicadores, a fim de garantir um ambiente saudável e com qualidade de vida desses povos.
A ação iniciou na Caraparú III devido às demandas da população para solucionar os problemas ambientais da comunidade. O projeto é coordenado pelo professor Eliseu Adilson Sandri e tem o apoio do Distrito Sanitário Especial Indígena Leste de Roraima, órgão ligado à Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI).
Informações sobre o cronograma de comunidades atendidas pelo Projeto podem ser obtidas através do correio eletrônico diretoria@insikiran.ufrr.br ou pelo telefone (95) 3621-3156.
Formação: É um curso envolve estudantes e a sociedade indígena em geral, buscando a sensibilização sobre a importância de um Sistema Integrado de Gestão dos Resíduos Sólidos em comunidades indígenas e a qualificação dos futuros multiplicadores para atuar na área da saúde e meio ambiente. A iniciativa tem o apoio da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Extensão (Prae).