Vozes da Fronteira celebra aniversário de 23 anos da UFRR
Universidade Federal de Roraima - UFRR realiza no período de 22 a 26 de outubro de 2012, o evento “Vozes da Fronteira”. O objetivo é contribuir com a discussão e reflexão sobre a importância da preservação e divulgação das culturas dos países: Brasil, Guyana, Suriname e Venezuela.
A ação acontece dentro das atividades comemorativas ao aniversário de 23 anos da UFRR.
Em sua segunda edição, o evento é uma iniciativa da Pró-reitoria de Extensão (PROEX) por meio do Departamento de Cultura e Esporte (DCULTE). A ação visa ainda contribuir com o intercâmbio cultural entre a comunidade universitária e os artistas representantes dos países localizados na Amazônia Caribenha.
A programação envolverá mesas-redondas, oficinas, lançamentos de livros, intervenções artísticas e shows musicais. Dentre as instituições envolvidas, o evento contará com a participação de alunos, professores e técnicos da University da Guyana, Universidad de Carobobo (Venezuela) e do Departamento de Cultura do Ministério da Educação do Suriname.
O “Vozes da Fronteira” acontece integrado com o “Painel das Artes”, evento promovido pela Coordenação do Programa Pólo Arte na Escola em Roraima, que reunirá estudantes, profissionais e representantes de instituições de educação que atuam na produção do ensino de artes.
A abertura do evento acontecerá no dia 22 de outubro, a partir das 17h, no hall do PRONAT, com o lançamento da Exposição “NAIF: arte popular entre fronteiras” do artista venezuelano Norman Corrales.
Durante o evento, a Editora da UFRR fará o lançamento de seis livros, cujas temáticas envolvem questões sobre internacionalização, sustentabilidade, meio-ambiente, direitos humanos e cultura, entre outros temas que enfatizam as relações fronteiriças.
Acontecerá ainda três oficinas: “Entalhe em madeira”; “Zancos: pernas de pau como arte de expressão”; e “Cuenta cuentos - Contador de histórias”. Estas oficinas serão gratuitas e abertas a comunidade em geral. Os instrutores serão os artistas convidados da Venezuela.
No encerramento (26 de outubro), a programação inicia às 17h, no auditório Alexandre Borges, com o lançamento de duas obras: “Dos caminhos históricos aos processos culturais entre Brasil e Guyana” e “As Relações Internacionais na Fronteira do Norte do Brasil”. Às 19h30, a Coordenadoria de Comunicação da UFRR (COORDCOM) anunciará os vencedores do “Concurso Vídeo Minuto” e logo em seguida, acontecerá um show multicultural com artistas dos países convidados. A Banda Paricarana, conjunto musical formado por acadêmicos da UFRR fará uma participação especial.
Confira a programação detalhada aqui.