Pólo Arte na Escola inicia suas atividades de capacitação
As atividades de formação continuada do Pólo Arte na Escola da UFRR terão início nesta quarta-feira, dia 12 de abril. O Projeto Aprendendo com Arte, destinado a professores de Arte de Educação Básica, gestores de escolas e coordenadores pedagógicos, é desenvolvido nas modalidades presencial e a distância.
Os selecionados deverão participar das aulas que se estenderão até o mês de novembro, e que estão divididas conforme a programação de cada modalidade.
As aulas presenciais acontecerão às quartas-feiras, das 19h às 22h, no Complexo das Artes, ao lado do Centro Amazônico de Fronteiras (CAF) da UFRR, e serão ministradas por professores dos cursos de Artes Visuais e Música e do Colégio de Aplicação (CAp/UFRR).
Nos cursos a distância, serão realizados dois encontros mensais para que os alunos se familiarizem com a plataforma.
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3621-3188 ou pelo email artenaescola.proex@ufrr.br.
Segue a programação completa das atividades de capacitação:
PROGRAMAÇÃO DA FORMAÇÃO CONTINUADA – 2017
(MODALIDADE PRESENCIAL)
01 – Prof.ª Pétira Maria Ferreira dos Santos
Tema: Projeto de pesquisa em ensino de Arte;
Objetivo: Primeiras orientações para a pesquisa em ensino de Arte;
Carga Horária: 20h | Mês: Abril e maio
Dias: 12 e 19 de abril
Dias: 03 e 10 de maio
02 – Prof. Marcos Vinícius Ferreira
Tema: Música;
Objetivo: Reflexões sobre a experimentação e o ensino de Música;
Carga Horária: 20h | Mês: Maio e junho
Dias: 17, 24, 31 de maio
Dias: 7 de junho
03 – Prof. Josias Marinho de Jesus Gomes
Tema: Desenho (Artes Visuais) e Projeto de pesquisa em ensino de Arte;
Objetivos: Reflexões sobre a experimentação e o ensino de Desenho (Artes Visuais). Revisão dos projetos individuais;
Carga Horária: 20h | Mês: Junho e Julho
Dias: 14, 21 e 28 de junho
Dias: 05 de julho
04 – Prof.ª Elisângela Martins
Tema: Fotografia;
Objetivo: Reflexões sobre a experimentação e o ensino de Fotografia (Artes Visuais);
Carga Horária: 20h | Mês: julho e agosto
Dias: 12, 19, 26 de julho
Dias: 02 de agosto
05 – Prof. Tainá Ribeiro
Tema: Performance e teatro
Objetivo: Reflexões sobre a experimentação e o ensino da performance e do Teatro.
Carga Horária: 20h | Mês: Agosto
Dias: 09, 16, 23 e 30 de Agosto
06 – Prof.ª Dayana Soares Araújo
Tema: Cerâmica;
Objetivo: Reflexões sobre a experimentação e o ensino de Cerâmica (Artes Visuais);
Carga Horária: 20h | Mês: Setembro
Dias: 06, 13, 20 e 27 de setembro
07 – Prof.ª Leila Adriana Baptaglin
Tema: Pintura Mural e Patrimônio (Artes Visuais) e Projeto de pesquisa em ensino de Arte;
Objetivos: Reflexões sobre a experimentação e o ensino de Desenho (Artes Visuais). Revisão dos projetos individuais;
Carga Horária: 20h | Mês: Outubro
Dias: 04, 11, 18 e 25 de outubro
08 – Prof. Pétira, Prof. Leila e Prof. Josias
Tema: Fechamento dos projetos
Objetivo: Estruturação e fechamentos dos projetos
Carga Horária: 20h | Mês: Novembro
Dias: 01, 08, 22 de novembro
Dia 29 – apresentação dos projetos e encerramento.
(MODALIDADE A DISTÂNCIA)
Módulo 1: Tecnologias e Ensino das Artes
• Tecnologias e os processos de construção do conhecimento em arte
• Tecnologias como recurso e linguagem, explorando seu potencial pedagógico e artístico.
Módulo 2: Patrimônio Cultural e Percursos Formativos
• Memorial de práticas e conexões com a História do ensino na arte
• Patrimônio Local: Histórico, Cultural e Artístico (com estudo de meio)
Módulo 3: Abordagens de Projetos na Prática Escolar
• Do planejamento à avaliação: projetos de Artes na escola
• Banco de ideias: exemplos de projetos e relatos de práticas com uso das tecnologias para o trabalho com Artes em escolas
Módulo 4: Cultura Visual e Projetos de Trabalho
• Cultura Visual na Educação
• Perspectiva educativa dos projetos de trabalho no ensino da arte
Módulo 5: Hibridismo nas Artes
• Arte contemporânea
• Relações no campo das artes e da educação
Módulo 6: Ensino das Artes e a Escola Contemporânea
• Processos de criação, curadoria educativa e mediação cultural
• Reflexão sobre o percurso formativo e os desdobramentos na sala de aula