Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Pólo Arte na Escola inicia suas atividades de capacitação

Publicado: Quarta, 12 Abril 2017 08:56 | Última Atualização: Terça, 03 Agosto 2021 18:38

As atividades de formação continuada do Pólo Arte na Escola da UFRR terão início nesta quarta-feira, dia 12 de abril. O Projeto Aprendendo com Arte, destinado a professores de Arte de Educação Básica, gestores de escolas e coordenadores pedagógicos, é desenvolvido nas modalidades presencial e a distância.

Os selecionados deverão participar das aulas que se estenderão até o mês de novembro, e que estão divididas conforme a programação de cada modalidade.

 

As aulas presenciais acontecerão às quartas-feiras, das 19h às 22h, no Complexo das Artes, ao lado do Centro Amazônico de Fronteiras (CAF) da UFRR, e serão ministradas por professores dos cursos de Artes Visuais e Música e do Colégio de Aplicação (CAp/UFRR).

Nos cursos a distância, serão realizados dois encontros mensais para que os alunos se familiarizem com a plataforma.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3621-3188 ou pelo email artenaescola.proex@ufrr.br.

Segue a programação completa das atividades de capacitação:

 

PROGRAMAÇÃO DA FORMAÇÃO CONTINUADA – 2017

(MODALIDADE PRESENCIAL)

01 – Prof.ª Pétira Maria Ferreira dos Santos

Tema: Projeto de pesquisa em ensino de Arte;

Objetivo: Primeiras orientações para a pesquisa em ensino de Arte;

Carga Horária: 20h | Mês: Abril e maio

Dias: 12 e 19 de abril

Dias: 03 e 10 de maio

02 – Prof. Marcos Vinícius Ferreira

Tema: Música;

Objetivo: Reflexões sobre a experimentação e o ensino de Música;

Carga Horária: 20h | Mês: Maio e junho

Dias: 17, 24, 31 de maio

Dias: 7 de junho

03 – Prof. Josias Marinho de Jesus Gomes

Tema: Desenho (Artes Visuais) e Projeto de pesquisa em ensino de Arte;

Objetivos: Reflexões sobre a experimentação e o ensino de Desenho (Artes Visuais). Revisão dos projetos individuais;

Carga Horária: 20h | Mês: Junho e Julho

Dias: 14, 21 e 28 de junho

Dias: 05 de julho

04 – Prof.ª Elisângela Martins

Tema: Fotografia;

Objetivo: Reflexões sobre a experimentação e o ensino de Fotografia (Artes Visuais);

Carga Horária: 20h | Mês: julho e agosto

Dias: 12, 19, 26 de julho

Dias: 02 de agosto

05 – Prof. Tainá Ribeiro

Tema: Performance e teatro

Objetivo: Reflexões sobre a experimentação e o ensino da performance e do Teatro.

Carga Horária: 20h | Mês: Agosto

Dias: 09, 16, 23 e 30 de Agosto

06 – Prof.ª Dayana Soares Araújo

Tema: Cerâmica;

Objetivo: Reflexões sobre a experimentação e o ensino de Cerâmica (Artes Visuais);

Carga Horária: 20h | Mês: Setembro

Dias: 06, 13, 20 e 27 de setembro

07 – Prof.ª Leila Adriana Baptaglin

Tema: Pintura Mural e Patrimônio (Artes Visuais) e Projeto de pesquisa em ensino de Arte;

Objetivos: Reflexões sobre a experimentação e o ensino de Desenho (Artes Visuais). Revisão dos projetos individuais;

Carga Horária: 20h | Mês: Outubro

Dias: 04, 11, 18 e 25 de outubro

08 – Prof. Pétira, Prof. Leila e Prof. Josias

Tema: Fechamento dos projetos

Objetivo: Estruturação e fechamentos dos projetos

Carga Horária: 20h | Mês: Novembro

Dias: 01, 08, 22 de novembro

Dia 29 – apresentação dos projetos e encerramento.

 

(MODALIDADE A DISTÂNCIA)

Módulo 1: Tecnologias e Ensino das Artes

• Tecnologias e os processos de construção do conhecimento em arte

• Tecnologias como recurso e linguagem, explorando seu potencial pedagógico e artístico.

Módulo 2: Patrimônio Cultural e Percursos Formativos

• Memorial de práticas e conexões com a História do ensino na arte

• Patrimônio Local: Histórico, Cultural e Artístico (com estudo de meio)

Módulo 3: Abordagens de Projetos na Prática Escolar

• Do planejamento à avaliação: projetos de Artes na escola

• Banco de ideias: exemplos de projetos e relatos de práticas com uso das tecnologias para o trabalho com Artes em escolas

Módulo 4: Cultura Visual e Projetos de Trabalho

• Cultura Visual na Educação

• Perspectiva educativa dos projetos de trabalho no ensino da arte

Módulo 5: Hibridismo nas Artes

• Arte contemporânea

• Relações no campo das artes e da educação

Módulo 6: Ensino das Artes e a Escola Contemporânea

• Processos de criação, curadoria educativa e mediação cultural

• Reflexão sobre o percurso formativo e os desdobramentos na sala de aula

registrado em:
Fim do conteúdo da página