Área de Concentração e Linhas de Pesquisa
Área de Concentração
A proposta articula educação e formação de professores a partir de enfoques que tomam as práticas educativas e os processos inclusivos como diálogos epistemológicos que inscrevem e fundamentam este Programa de Pós- Graduação em Educação (Nível de Mestrado). Programa esse, situado em um contexto geopolítico amazônico e transfronteiriço. Entendemos que esse contexto impacta no fenômeno educativo e por conseguinte, demanda uma formação de professores atenta a diversidade de culturas específicas ao Estado de Roraima. Nessa perspectiva, compreendemos a educação a partir das disputas, dos conflitos, dos interesses e das relações de poder que instituem os diferentes espaços/tempos da escola, do Estado, da economia e da cultura. Isto repercute nos processos de produção, implementação e análise das políticas educacionais e das práticas educativas, que se destinam pensar os espaços escolares, os sujeitos e a sociedade, articulados pelo viés da formação de professores. Assumimos formação de professores como um processo de construção de conhecimentos e experiências sobre o fazer docente, que são datadas culturalmente e que dependem de formas próprias de ver o mundo, o aluno, a escola e seus diferentes desdobramentos. Portanto, as pesquisas que decorrem deste Programa de Pós-Graduação em Educação, articulam a formação inicial e continuada dos professores e a Educação perpassando pelas interfaces com a: Educação Infantil; Educação Indígena, Educação Especial, Educação Inclusiva, Educação do Campo, Educação de Jovens e Adultos, Educação em Tecnologia, Educação e Trabalho e Educação Intercultural.
Linha 1 - Formação de Professores e Práticas Educativas
A linha investiga a formação de professores e as práticas educativas e tem como eixos condutores a reflexão sobre a realidade educacional e pedagógica para a construção epistêmica da prática docente. Pesquisa estudos que consideram a constituição da identidade docente, as diferentes culturas educativas, as especificidades didáticas e metodológicas e a inserção das novas tecnologias como elementos que compõem a escola a partir da especificidade do contexto regional. Entrelaça a formação de professores e as práticas educativas por meio de pesquisas que dialogam entre as áreas de conhecimento com a finalidade de compreender a práxis pedagógica e permitir a intervenção com ações criativas nos espaços educativos urbano, do campo e indígena.
Linha de Pesquisa 2: Educação e Processos Inclusivos
A linha investiga a educação como práticas e saberes pedagógicos, sociolinguísticos, culturais, históricos e sociais inscritos em diferentes processos inclusivos. Pesquisa a educação como um campo teórico e prático que estabelece relações entre os sujeitos em diversos contextos de discriminação, violência, exclusão, diferenças, interação e aprendizagem, investigando a construção de práticas pedagógicas e a escolarização de todos os alunos, independentemente de cor, raça, etnia, gênero, deficiência, idade, classe social, entre outros. Entrelaça, sob o ponto de vista da educação, questões de identidade, da interculturalidade em suas múltiplas e complexas situações e relações que impactam nos processos de ensino e aprendizagem, na constituição dos sujeitos, na caracterização de comunidades e na formação da sociedade amazônica e transfronteiriça.