Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Apresentação

Publicado: Quarta, 14 Março 2018 15:07 | Última Atualização: Sábado, 05 Março 2022 21:39 | Acessos: 3628

O PPGE é um programa de pós-graduação stricto sensu em Educação da Universidade Federal de Roraima no Estado de Roraima com oferta de curso de mestrado. Seu objetivo é fomentar discussões voltadas para a formação de professores, as práticas educativas e os processos inclusivos contribuindo no processo de ensino e aprendizagem, na qualificação das práticas educativas e na construção de uma epistemologia da prática docente, que considere o contexto amazônico e transfronteiriço. Também tem como finalidade fomentar o desenvolvimento da educação local e regional em consonância com a educação brasileira, por meio do aprofundamento de estudos, da realização de pesquisas e de produção teórica que concorram para apreensão do saber e do fazer na área da educação.
Desenvolver uma reflexão crítica e sistemática sobre práticas educativas no contexto social transfronteiriço, vinculando-as às suas dimensões sociais, psicológicas, políticas, econômicas e culturais. O trabalho de pesquisa, ensino e extensão é realizado, de forma intensa, pelos professores do PPGE em parceria com as redes municipais e estadual de educação do Estado de Roraima e de outros estados da Região Norte e do País.
O trabalho de pesquisar a realidade educacional estadual, regional e nacional permite uma inserção científica e social de grande relevância para o desenvolvimento da educação. É destacada a atuação do PPGE na formação continuada de professores e técnicos que trabalham nas redes da educação básica e do ensino superior público e privada no Estado de Roraima e também em articulação com o Amazonas e nos países da fronteira: República da Guiana e Venezuela. O PPGE, além da demanda local/regional também propõe atender alunos estrangeiros vindos dos países da fronteira, latino-americanos, caribenhos, africanos e europeus. Dessa forma, o PPGE contribui no processo de desenvolvimento da ciência e da tecnologia nacional e de outros países fortalecendo a política de internacionalização da UFRR.
O programa tem sua sede no Centro de Educação – UFRR, em Boa Vista-RR, oferecendo o curso de Mestrado em Educação, aprovado pela CAPES em dezembro de 2018. O programa tem como propósitos:

- Formar professores pesquisadores e produzir conhecimento no campo da educação com ênfase nas características sociais, econômicas, históricas e culturais do Estado de Roraima inseridas na realidade amazônica e transfronteiriça;

- Aprofundar a epistemologia de saberes e da prática docente por meio de pesquisas que enfatizam a educação em suas múltiplas relações com o processo de ensino e aprendizagem a partir dos espaços educativos urbano, do campo e indígena;

- Analisar as dinâmicas educativas entre escola e sociedade, considerando os saberes amazônicos e transfronteiriços;

- Problematizar a inclusão como práticas históricas, culturais e sociais que constituem a educação na contemporaneidade. - Consolidar a inserção regional, nacional e internacional do Programa de Pós-graduação em Educação/UFRR - Mestrado, através da pesquisa em educação;

- Fortalecer a cultura de pesquisa na área de educação, com a participação de docentes de outras instituições regionais, nacionais e internacionais em atividades acadêmicas e de pesquisas propostas no âmbito do Programa;

- Ampliar a participação de pesquisadores em grupos de pesquisas, contribuindo para o fortalecimento das linhas de pesquisa do Programa.

Histórico

O Centro de Educação (CEDUC) da Universidade Federal de Roraima – UFRR, através do curso de Pedagogia e em parceria com o curso de Licenciatura em Educação do Campo – LEDUCARR e o Colégio de Aplicação - CAP, instituiu uma comissão para discutir e reelaborar a proposta de criação do Curso de Mestrado em Educação. Esta comissão, durante os anos de 2016 e 2017, realizou várias reuniões com os professores envolvidos para reestruturar a proposta anterior, levando em consideração a análise técnica e sugestões apontadas pela comissão avaliadora da CAPES, com objetivo de sanar as fragilidades da proposta anterior.
A base desta reestruturação fundamentou-se em três eixos: articulação entre a área de concentração e Linhas de Pesquisa; estrutura curricular; e perfil dos docentes pesquisadores e consolidação dos Grupos de Pesquisa, que desmembraremos a seguir:
Articulação entre a Área de Concentração e Linhas de Pesquisa. Um olhar mais apurado sobre o perfil de pesquisador do corpo docente e os grupos de pesquisa em que estão vinculados, levou ao ajuste e inovação em relação a versão anterior, com o objetivo de articular a área de concentração e as linhas de pesquisa ao trabalho desenvolvido pelos professores que vinculados ao Programa. Nesse percurso foram realizados investimentos nos últimos anos, que possibilitaram a criação de novos Grupos de Pesquisa, a implementação dos já existentes, consolidando o perfil pesquisador dos professores do CEDUC.
Destaca-se na última década um significativo investimento institucional na capacitação dos docentes do Curso de Pedagogia em cursos de Mestrado e Doutorado através da concessão de licença capacitação e da efetivação de projetos em formato de DINTER e MINTER. Estes profissionais em seu retorno de capacitação, bem como os profissionais contratados na última década, já com titulação em nível de Doutorado, fortaleceram as condicionalidades para apresentação da proposta de pós-graduação em educação. Isso articulado à estruturação de Grupos de Pesquisas, como um pilar necessário para ampliação do conhecimento sobre a realidade educacional na região e a constituição do corpo docente enquanto pesquisadores.
Todo esforço do grupo reuniu professores da Pedagogia, Licenciatura em Educação do Campo e Licenciatura em Artes Visuais, a partir das discussões realizadas apresentou a proposta a CAPES definindo como área de concentração: Educação/Formação de Professores e duas linhas de pesquisa: Formação de Professores e Práticas Educativas; e Educação e Processos Inclusivos. Obtendo êxito na aprovação da proposta pela CAPES em dezembro de 2018.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página