Banner Topo

Concurso literário da UFRR seleciona textos para publicação em dois livros

Publicado: Quinta, 13 Abril 2023 18:25 | Última Atualização: Quinta, 13 Abril 2023 18:25 | Acessos: 505

A Editora da Universidade Federal de Roraima (EdUFRR) realiza o IV Concurso “Literatura de Circunstâncias” para selecionar textos literários para publicação em dois livros. As inscrições estão abertas de 5 de abril a 22 de maio deste ano e cada autor pode inscrever até três textos sobre o tema “Bem viver”.

Segundo o diretor da Editora da UFRR, professor Carlos Vicente Joaquim, o tema foi escolhido a partir de consultas ao Conselho Editorial e se relaciona com diferentes debates relevantes na atualidade, como qualidade de vida, espiritualidade, natureza, modos de vida e consumo, política e ética. O concurso é realizado desde 2020 e, como nas edições anteriores, há quatro categorias: Conto Avulso, Poema Avulso, Microconto e Livro Individual.

Na categoria Livro Individual, serão aceitas propostas de romance e livro de contos ou poemas escritos por um único autor, mas somente moradores de Roraima podem participar desta categoria. Já nas categorias Conto Avulso, Poema Avulso e Microconto, podem se inscrever moradores dos Estados da Amazônia Legal: Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, Pará, Maranhão, Amapá, Tocantins e Mato Grosso. É permitida a participação de menores de idade, desde que com autorização do responsável e a inscrição é gratuita e realizada pela internet.

O regulamento está disponível no site da EdUFRR. Serão selecionados os 15 textos de maior nota final em cada categoria, com exceção da categoria Livro Individual, na qual apenas uma obra será selecionada. Os textos avulsos selecionados serão organizados em uma antologia, em volume único, registrada com ISBN ou ISSN e publicada de forma digital. Já o selecionado na categoria Livro Individual receberá registro ISBN ou ISSN e será publicado de forma digital e/ou impressa, de acordo com a disponibilidade orçamentária da EdUFRR.

Os interessados em conferir as antologias das duas primeiras edições do concurso literário podem baixá-las gratuitamente no site da Editora da UFRR. Além disso, também estão disponíveis para download os livros resultantes do I e II Concursos “Literatura de Circunstâncias”, intitulados “Pandemias: cuidados, prevenção, efeitos e consequências sobre a vida humana: dimensões múltiplas de uma temerária e inquietante experiência coletiva v. 1” e “v. 2”, respectivamente, com poemas, microcontos, crônicas e contos finalistas dos concursos.