Reapresentação do musical ‘Lua e Flor, Amazônia’ foi sucesso de público
O Centro Amazônico de Fronteira (CAF) esteve lotado na noite desta terça-feira (2) durante o evento Retrospectiva 2014, que contou com a reapresentação do musical ‘Lua e Flor, Amazônia’ e a participação do Grande Coro de Natal, coral formado por 300 vozes de crianças.
O público aplaudiu a cada novo ato do musical que aborda a lenda indígena vitória-régia e o cotidiano dos ribeirinhos amazônicos. O espetáculo foi apresentado pelos integrantes dos trabalhos desenvolvidos na área de cultura pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Extensão (Prae) por meio da Coordenação de Cultura da UFRR (CCult).
Ao todo o musical contou com a participação de 40 acadêmicos da UFRR, entre integrantes dos projetos Orquestra Universitária, Madrigal, grupo de dança Mananu e banda Paricarana. Também foi exibido um vídeo institucional sobre as ações culturais realizadas pela UFRR no decorrer de 2014.
A pedagoga Jaina Brito, formada pela UFRR, levou os filhos Júlia e Gustavo Brito, de 6 e 2 anos respectivamente, para prestigiarem o musical. “Temos um Estado muito rico em cultura e precisamos valorizar essa cultura aqui dentro de Roraima. É imprescindível que a Universidade realize eventos gratuitos desse tipo que trazem a sociedade para dentro da instituição e divulga nossa cultura”, disse.
Depois do musical, foi a vez de 300 crianças integrantes de corais de escolas públicas e privadas de Roraima subirem ao palco para cantarem juntas. A apresentação emocionou o público que aplaudiu de pé. Os coristas apresentaram canções do cotidiano infantil e natalinas. O Grande Coro de Natal foi organizado pela Escola de Música de Roraima (Emur).
Sobre o musical:
Moroti e Pitá são um casal de ribeirinhos apaixonados, dispostos a qualquer sacrifício para provar seu amor. Porém, a jovem Moroti se fascina pela lua, conhecida como “Guerreiro Jaci” e fica dividida entre dois amores.
Pitá não se dá por vencido e pede que ela se defina. Ela, então, pede uma prova de amor e joga sua pulseira no lago, pedindo que Pitá mergulhe e pegue de volta. Seu amante prontamente se lança no lago, mas não retorna. Moroti, num rompante de desespero e culpa, se lança na água para salvá-lo, mas também não retorna.
A lua, emocionada com a dramática cena de amor, transforma os amantes na bela vitória régia que abre sua estrela-flor à noite.
“Lua e Flor, Amazônia” contempla, em sua maioria, músicas de talentosos compositores regionais tanto de Roraima quanto de outros estados do Norte.
Grupos culturais da UFRR que participaram do musical Lua e Flor, Amazônia:
Banda Paricarana - conjunto musical formado pelos acadêmicos da UFRR Ana Luiza Pinto, Guilherme Triches, Sandro Geraldo, Joel Sidney, Gabriela Targino e Geidson Kenny.
Madrigal da UFRR - grupo vocal formado pelos acadêmicos Allan Christian, Andressa Rodrigues, Lilia Cristina, Ortegilson Ferreira, Silvane Ruth, Rayra Elizama, Ronaylson Jonatas, Vanessa Nascimento, Wellen Crystine, Raynãa Rejane e Geraldo Almeida.
Grupo de dança Mananu - formado por Matheus Gouveia, Eduardo Oliveira, Leâniva Tatayra, Nathana Lindey, Jacira Marques e Karen Camurça.
Orquestra Universitária de Roraima - grupo de câmara formado por colaboradores universitários e membros da comunidade.
Redes Sociais