Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Português Antonio Nóvoa realiza palestra no VII Seminário Institucional do PIBID

Published: Friday, 21 November 2014 14:43 | Last Updated: Wednesday, 21 July 2021 11:12

O professor Antonio Nóvoa, ex-reitor da Universidade de Lisboa, em Portugal, realizou uma palestra nesta quinta-feira (20) na programação do VII Seminário de Integração de Práticas Docentes e do VII Seminário Institucional do PIBID da Universidade Federal de Roraima. O evento encerra nesta sexta-feira (21), no campus Paricarana.

A edição deste ano traz como tema “Por uma formação política na formação de professores”. O objetivo dos eventos é integrar as práticas docentes dos cursos de licenciatura, promovendo a interlocução entre as diversas áreas do conhecimento destes cursos com integrantes de outras realidades educacionais nacionais e internacionais.

O professor Antonio de Sampaio Nóvoa é doutor em Ciências da Educação (Universidade de Genebra) e doutor em História (Universidade de Paris IV – Sorbonne) e ex-reitor da Universidade de Lisboa. Sua tese de doutorado constitui-se em um estudo sobre o desenvolvimento da profissão docente e marcou sua posição no campo da história da Educação. Ao lado disso, tem uma produção relevante na área da Educação Comparada.

Nóvoa é professor catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e já lecionou em diversas universidades da Europa e dos Estados Unidos como professor convidado. É uma referência no campo acadêmico devido ao seu livro ‘Os professores e a sua formação’, entre outras obras como: O método (auto) biográfico e a formação; Profissão: professor; Vidas de professores; Reformas educativas e formação de professores.

A proposta é pensar, discutir e problematizar as práticas pedagógicas a partir das experiências didático-pedagógicas e de criação de material alternativo para o ensino nas licenciaturas.

A programação dos eventos incluiu a realização de minicursos e oficinas voltadas para o aprimoramento do fazer pedagógico, vivências do Plano Político Pedagógico – PPP, para debates sobre variadas temáticas na área de ensino, mesas redondas e conferências com autoridades, estrangeiras e nacionais.

Também foi disponibilizado espaço para apresentação de trabalhos científicos (concluídos ou em andamento em formato de pôster ou comunicação oral), resultados de pesquisas realizadas por alunos de graduação, professores, pós-graduandos, membros da comunidade científica e pedagógica nacional e internacional.

registrado em:
Fim do conteúdo da página