Roraima sediará a XI Reunião Brasileira de Classificação e Correlação de Solos em 2015
A XI Reunião Brasileira de Classificação e Correlação de Solos (XI RCC) será realizada no estado de Roraima entre os dias 14 e 21 de março de 2015. A Universidade Federal de Roraima (UFRR) é uma das instituições organizadoras do evento.
A RCC é bianual e ocorre desde 1978, promovida pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS). A XI RCC pretende contribuir para o aprimoramento do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos e aprofundar e divulgar os conhecimentos sobre os solos do bioma Amazônia, em especial do estado de Roraima, assim como estimular o desenvolvimento de pesquisas em solos e promover o intercâmbio entre pesquisadores e professores de modo a ampliar os canais de cooperação científica na área de Ciência do Solo no Brasil.
A escolha do Estado de Roraima para sediar a XI RCC tem como objetivo ampliar e divulgar o conhecimento sobre solos e relações ecológicas de ambientes muito particulares, ainda não contemplados por estudos dessa natureza, em especial no que concerne a sua diversidade geoambiental.
O evento terá duração de 8 dias, com a cerimônia de abertura prevista para a noite de sábado do dia 14 de março de 2015, na cidade de Boa Vista. Durante a excursão de campo, ao longo de um trajeto de aproximadamente 1.500 km, desde Rorainópolis (sul de Roraima) até Pacaraima (extremo norte do Estado) ao longo das rodovias federais BR-174, BR-401 e vicinais, serão examinados 16 perfis de solos.
Posicionado no extremo norte do Brasil, o Estado de Roraima apresenta-se sob condições geomorfológicas, geológicas e climáticas contrastantes e distintas de toda a Amazônia brasileira. Essas condições únicas, denominadas zonas de transição, conferem diversidade pedológica singular à região, cujos solos são um tema de grande interesse para a comunidade científica.
Veja a programação, como participar e outras informações no site https://www.embrapa.br/solos/eventos/rcc/.
Redes Sociais