Reitores da Amazônia continental discutem o papel da Universidade para o desenvolvimento regional
Nos dias 06 e 07 de novembro a Associação PanAmazônia realizou o Seminário Internacional Construindo os Saberes na Amazônia Continental (Segundo Econtro Pan-amazônico de Reitores), com o objetivo de debater o papel da Universidade no processo de desenvolvimento regional, com ênfase para a necessidade da integração e cooperação pan-amazônicas.
O evento foi realizado no Auditório Desembargador Aristóteles Lima Thury, na Unidade 7 da Uninorte, e participam do evento, entre outros, Silverio Marquez, reitor da Universidad Nacional Ecologica (UNE) da Bolívia; Gioconda Martinez, reitora da Universidade Federal de Roraima (UFRR); Rosalía Arteaga, ex-presidente da República do Equador; Claudia Camacho, vice-reitora da Universidad Udabol, da Bolívia; Sérgio Melo, pró-reitor de Pesquisa da Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA.
Roraima também foi representado pelo vice-reitor da UFRR, Reginaldo Gomes, e pelo ex-reitor da instituição, Roberto Ramos.
Belisário Arce, Gioconda Martínez, reitora da UFRR; Reginaldo Gomes; vice-reitor da UFRR; Roberto Ramos, ex-reitor da UFRR
Ao total, participaram dos dois dias de debates 20 palestrantes, incluindo personalidades de Manaus com grande comprometimento com a temática pan-amazônica, como o escritor e dramaturgo Márcio Souza e a socióloga Marilene Corrêa.
De acordo com o presidente da Associação PanAmazônia, Belisário Arce, um dos objetivos do seminário se refere “à necessidade urgente de criar sinergia entre as Instituições de Ensino Superior da Amazônia Continental de modo a fomentar a cooperação pan-amazônica, o que é indispensável para o fortalecimento regional e para a superação de desafios comuns e compartilhados”.
Na mesa de abertura participaram o Lourenço Braga, representando o Prefeito de Manaus; Ministro Eduardo Rivoldi, Cônsul Geral do Peru; e Faustino Torella, Cônsul Geral da Venezuela, e Vicente Nogueira, Reitor da UniNorte.
Um dos resultados do evento foi a criação e uma nova rede de universidades pan-amazônicas, com a participação de Instituições públicas e privadas.
Redes Sociais