UFRR participa do III Intercâmbio Intercultural das Escolas da Fronteira Brasil/Guiana
Nos dias 6 e 7 de novembro, os municípios de Bonfim e Lethem, na fronteira entre Brasil e Guiana receberam o III Intercâmbio Intercultural das Escolas da Fronteira, promovido por Escolas municipais e estaduais do Bonfim. A Universidade Federal de Roraima foi uma das instituições presentes no evento.
Cerca de 800 pessoas, entre alunos e professores participaram do Intercâmbio, que tem por objetivo promover ações educativas junto à comunidade escolar dos estabelecimentos de ensino da educação básica nas cidades fronteiriças.
A contribuição da UFRR deu-se por meio da participação do Programa de Mestrado Ciências da Fronteira, que levou ao evento a exposição fotográfica “Caminho da Fronteira”, o projeto Portas Abertas da Pró-Reitoria de Ensino e Graduação, que contou com a participação de acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Artes Visuais, Música e Medicina Veterinária. O PIBID de Química, apresentando experimentos químicos de baixo custo e a Caravana do Conhecimento, da Pró-Reitoria de Extensão, com oficinas sobre Astronomia, O Tempo e o Cinema e Patrimônio Histórico.
O professor Paulo Ricardo Pinheiro, um dos organizadores do III Intercâmbio Intercultural das Escolas da Fronteira ressaltou a relevância da participação da UFRR no encontro. “Essa integração entre a Universidade Federal de Roraima e as instituições de educação básica que visa melhorar a qualidade no ensino é muito importante, dela fazem parte ações fundamentais para os municípios de fronteira”.
As atividades ocorreram nas Escolas Aldébaro José Alcântara e Maciel Ribeiro Vicente da Silva, no Bonfim e Santo Inácio, em Lethem. O Instituto Federal de Roraima (IFRR), Sociedade Brasileira de Química e dos representantes da Universidade Federal do Ceará (UFC) também estiveram presentes no Intercâmbio.
Redes Sociais