IV Mostra do Projeto Cultural de Linguagens e Musicais do Colégio de Aplicação da UFRR
O Projeto “Cultural de Linguagens e Musicais do Colégio de Aplicação da UFRR” será realizado nesta sexta-feira (14 de Novembro) às 19h30min, no Auditório do Centro Amazônico de Fronteiras (CAF/UFRR). O evento contará com apresentações culturais, exposições, escultura, desenhos, coral, bandas, danças, desfile de moda, artistas locais, poesia, mostra de vídeos, performance, teatro, exposição fotográfica e apresentação de trabalho sobre simbolismo.
Os objetivos propostos do Projeto “Cultural de Linguagens e Musicais” tem como objetivo principal integrar os participantes na troca de experiências entre todas as áreas de conhecimento; despertando no aluno, o processo ensino aprendizagem do fazer artístico e literário, para que desenvolvam um estudo aprofundado na área de arte, vivenciado as práticas pedagógicas em sala de aula com alunos do ensino fundamental I, II e ensino médio da educação básica.
Observou-se no ambiente escolar do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima que os alunos precisavam expressar suas personalidades e habilidades, explorando seu autoconsciente, elevando sua autoestima através das cores e linguagens para que eles estudassem conceitos sobre as cores e expressão, e aperfeiçoar cada vez mais seu potencial, o projeto foi desenvolvido através de palestras com psicólogos, psicopedagogos, assistente social, professores, artistas, técnicos, acadêmicos, designers, ensino na sala de aula e pesquisa.
Estudar a arte como disciplina multidisciplinar, é de fundamental importância por articular os conteúdos de arte com as outras áreas de conhecimento através de oficinas, formações, atividades práticas, momentos interativos, exposição de trabalhos, produção de material, apresentações culturais; estimulando ao corpo docente e discente, os aspectos das relações socioculturais por diversos meios, aproximando a práticas pedagógicas do convívio social.
O Projeto Cores e Linguagem Visual foi uma iniciativa de um grupo de professores, artistas, alunos, psicopedagogos, psicólogos e comunidade escolar, que promovem o estudo e a pesquisa do fazer cênico, musical, visual e experimentos, tem como finalidade proporcionar a integração entre educadores da Educação Básica trabalhando a disciplina multidisciplinar de arte e outras áreas de conhecimento.
A importância das cores em nossas vidas torna-se evidentes quando lembramos que em média passamos cerca de dois terços do tempo em ambientes internos, a cor é um dos principais fatores determinantes da forma como nos relacionamos com nosso ambiente e o que nos transmite. Algumas evidências científicas sugerem que a luz de diversas cores, que entra pelos olhos, pode afetar diretamente o centro das emoções. O Efeito de cada cor, cada um de nós responde à cor de uma forma particular.
Sua Escolha pode estar baseada em seu tipo de personalidade, nas condições circunstanciais de sua vida ou em seus desejos e processos mentais mais íntimos, profundos e até inconscientes. As pessoas não escolhem necessariamente uma cor porque ela é boa para si própria, mas porque gostam da cor mesmo que esta possa ser contrário as suas necessidades, existem muitos testes psicológicos que foram desenvolvidos para nos ajudar a conhecer mais sobre nós próprios por meios do poder da cor.
As Cores têm influências em nossos componentes físico, mental e emocional, na representação das cores e formas sobre o desenho que retrata por meio de linhas, pontos, manchas, com o objetivo lúdico, artístico, científico, ou técnico, sabemos que a arte técnica representa com lápis, pincel, pena. O Significado das cores tem uma influência psicológica, porque devemos usar sempre uma cor quente e uma fria juntas. Nosso mundo é de polaridade dia e noite, quente e frio, alegria, tristeza, ela pode ser notada não somente na decoração, mais também na maneira de se vestir, como terapia, na expressão de um quadro, traduzindo o estado de ânimo das pessoas e a maneira como gostariam de ser vistas.
É preciso que o estudo das cores amplie sua prática pedagógica compreendendo o desenvolvimento musical, cênico e visual na criança e relacionando-o com outras áreas do conhecimento; atualizar os profissionais quanto à legislação vigente, as metodologias recentes e aos demais aspectos característicos da área; debater acerca do papel da avaliação em Arte refletindo sobre o papel da música, do teatro e artes visuais como um conhecimento a ser construído e suas aplicações nas escolas.
O referido projeto tem como temática “Bossa Nova”, um movimento da música popular brasileira do final dos anos 50 lançado por Antonio, Carlos Jobim,Luiz Bonfá,Carlos Lyra,João Gilberto, Vinícius de Moraes e jovens cantores e/ou compositores de classe média da zona sul carioca, derivado do samba e com forte influência do jazz. De início, o termo era apenas relativo a um novo modo de cantar e tocar samba naquela época, ou seja, a uma reformulação estética dentro do moderno samba carioca urbano. Com o passar dos anos, a Bossa Nova tornou-se um dos movimentos mais influentes da história da música popular brasileira, conhecido em todo o mundo, um grande exemplo disso é a música Garota de Ipanema composta em 1962 por Vinícius de Moraes e Antônio Carlos Jobim.
Contato: Pétira Maria (95)9166-0633/(95)8111-3934 E-mail:This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Dalma Eneide ou Edilamar: (95)3621-3188
Redes Sociais