Editora da UFRR abre consulta para publicação de obras clássicas sobre Roraima

Published: Wednesday, 08 March 2023 13:00 | Last Updated: Wednesday, 08 March 2023 08:56

A Editora da Universidade Federal de Roraima (EdUFRR) abriu consulta à comunidade acadêmica para colher sugestões sobre a republicação de obras de relevante valor histórico sobre Roraima. Os textos serão incluídos na série Fundamentos, título provisório da iniciativa.

A intenção é facilitar o acesso a obras de qualquer área do conhecimento, em português ou outras línguas, não publicadas em forma de livro ou que já estão esgotadas, com acesso difícil pelo público leitor ou em domínio público.

Recém-criada pelo Conselho Editorial da EdUFRR, a série tem como objetivo reunir e publicar obras que sejam consideradas pela comunidade acadêmica como fundamentais para se entender o que hoje é o Estado de Roraima.

O diretor interino da Editora da UFRR, Aldenor Pimentel, cita como exemplo do tipo de obra que a editora  procura a publicação “O Valle do Rio Branco”, lançada em 1906 pelo Estado do Amazonas e publicada em 2017 pela EdUFRR em edição especial, com estudos críticos e organizada pelos professores e pesquisadores Maurício Elias Zouein e Andréa Casa Nova Maia.

“Acreditamos que tais publicações e a disponibilização dessas potenciais fontes de investigação sejam de fundamental importância para o desenvolvimento de pesquisas científicas em Roraima e sobre Roraima”, afirma Pimentel.

As sugestões devem ser feitas em formulário próprio disponibilizado pela editora, informando título e autor da obra, bem como ano da morte do autor, idioma do texto e outros dados relevantes.

As indicações podem ser feitas individualmente pelo pesquisador ou institucionalmente por grupo de pesquisa, unidade acadêmica, etc. clicando neste link.

RECENTES - A Editora da UFRR esclarece que obras mais recentes, que não se enquadrem na proposta da série, podem ser submetidas em fluxo contínuo, conforme as normas de publicação, constantes aqui.