UFRR oferta curso de extensão que une cinema e antropologia
Estão abertas até 8/3 as inscrições para o projeto de extensão “Cine INAN: Cinema, alteridade e gênero”. A proposta é analisar filmes contemporâneos sob a ótica da Antropologia.
As sessões serão realizadas às quartas-feiras, das 18 às 22 horas, no auditório do Instituto de Antropologia (INAN), campus Paricarana da UFRR. A programação prevê 15 encontros.
Os participantes receberão certificado de participação. A inscrição deve ser feita pelo e-mail cine.antropologia2022@gmail.com ou pelo telefone 95 98113-0419 (WhatsApp).
Dúvidas também poderão ser esclarecidas neste telefone em horário comercial.
Um dos focos é compartilhar reflexões antropológicas com pessoas que não estão incluídas nos cursos de antropologia, assim como repensar práticas acadêmicas a partir de contribuições fílmicas.
O projeto, cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), é promovido pelo grupo de pesquisa Etnografias Contemporâneas: Identidades, Memória e Urbanidades da Universidade Federal de Roraima ((ETHNOGR@)/UFRR).
A ideia surgiu depois de uma parceria com o Centro Acadêmico do Curso de Antropologia da UFRR (CAIA), realizada em 2015.
A moderação dos encontros será feita por Madiana Rodrigues, coordenadora geral da ação e professora do curso de graduação e da pós-graduação em Antropologia da UFRR.
Serão convidados como debatedores professores de cursos e instituições diversas (Ciências Sociais, Direito, Sociologia etc.) e pessoas da sociedade civil (ONGs, Fundações etc.) envolvidas com as temáticas discutidas nos filmes, mesmo sem formação antropológica.
Fazem parte do projeto egressos do curso de pós-graduação em Antropologia, da UFRR e os professores Lilian Chaves e Fernando Ciello, do bacharelado em Antropologia/INAN); Priscilla Rodrigues, do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ); e Luziene Parnaiba e Sylvio Ramires, do curso de Ciências Sociais (CCH)). Também participam da organização alunos da graduação em Antropologia.
Conforma a professora Madiana Rodrigues, a pesquisa em antropologia não só se limita ao universo acadêmico. Seu conhecimento pode informar os interessados pela arte do cinema e sobre o quanto os filmes são verdadeiras e atuais fontes de produção do sentido, cuja existência apresenta explicitamente representações da cultura.
Redes Sociais