Feliz Dia dos Antropólogos e Antropólogas

Published: Friday, 10 February 2023 08:24 | Last Updated: Friday, 10 February 2023 08:36

Neste sábado, 11 de fevereiro, é comemorado no Brasil o Dia dos Antropólogos e Antropólogas. A  Universidade Federal de Roraima (UFRR) parabeniza os discentes e alunos egressos dos cursos de bacharelado em Antropologia Social e da Pós-graduação em Antropologia Social e lhes deseja felicidades e muitas conquistas em suas atividades.

Atualmente, o curso de graduação em Antropologia da UFRR tem 120 alunos ativos. 65 alunos já concluíram o bacharelado. No mestrado em Antropologia Social são 11 estudantes ativos e 38 formados.

A pedido da Coordenadoria de Comunicação Social da UFRR, o professor Fernando Ciello, coordenador do bacharelado em Antropologia, fez uma análise do papel do curso e sua relevância nos dias atuais.

Confira a seguir:

A Antropologia tem um potencial incrível de propor uma abertura a outras formas de vida e de conhecimento, outras condições de existência. Como diz um pesquisador contemporâneo, trata-se de "filosofia com gente dentro", pois está implicada de modo inevitável com um aprofundamento reflexivo, mas igualmente com os ensinamentos e as filosofias que advém das vidas de outras pessoas, outras relações, outras formas de humanidade.

A vibrante comunidade de antropólogas e antropólogos que tem se construído em Roraima tem assumido essa tarefa e se comprometido com a pesquisa e com a intervenção qualificada em uma ampla gama de temáticas: urbanidade, saúde, políticas, modos de vida tradicionais, arte, contemporaneidade, comunidades indígenas, a vida no rural, entre tantos outros.

Ao contrário do que normalmente se pensa, a antropologia agrega um conjunto de saberes que são essenciais à vida no contemporâneo, tanto na formulação quanto na avaliação de políticas públicas, na consultoria e assessoria de organizações governamentais e não-governamentais, na construção de laudos técnicos que orientam o Estado e outros atores em temáticas como a dos direitos tradicionais, e mesmo, mais recentemente, no campo da ciência de dados e dos estudos de experiência do usuário para empresas do segundo setor.

O curso de Antropologia da UFRR é atento aos atravessamentos particulares da região norte e fornece uma sólida qualificação em teorias antropológicas e em pesquisa de campo de natureza etnográfica, além de possuir um corpo docente altamente qualificado, com atuação em diferentes áreas e altamente engajado na reflexão e intervenção junto aos problemas locais.

Oxalá possamos prosseguir aprofundando este trabalho e consolidando este campo e suas contribuições para nossa região. Permanecemos de portas abertas a alunas e alunos, egressos/as, pesquisadores/as externos/as, visitantes.

Um salve a todos/as os antropólogos/as e às muitas pessoas que valorizam e contribuem com nossa área!

Fernando Ciello, coordenador do curso de bacharelado em Antropologia Social da UFRR.