Acadêmicas produzem e-book com informações sobre o câncer

Published: Tuesday, 31 January 2023 10:06 | Last Updated: Tuesday, 31 January 2023 10:06

Alunas da Universidade Federal de Roraima (UFRR) produziram um e-book contendo informações sobre o câncer, etapas de desenvolvimento, possíveis causas, formas de tratamentos e métodos de prevenção. O material está disponível gratuitamente na página da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Prae).

O guia foi inicialmente desenvolvido pelas discentes Emilly Fabíola Silva Lima, Rhaylla Karynne Silveira de Morais e Rhilary Herielle Gomes Pereira como parte da disciplina de Envelhecimento e Morte Celular / Cancerologia, ofertada pela professora Albanita de Jesus Rodrigues da Silva para o curso de Ciências Biológicas.

O material foi criado com o auxílio de artigos e pesquisas em sites acadêmicos. As artes são das próprias estudantes autoras. Para baixar o Guia de Informações Sobre o Câncer basta clicar aqui.

Posteriormente o projeto se tornou uma ação de extensão da Liga Acadêmica de Cuidados Oncológicos de Roraima (LACORR) que também está sobre a orientação da professora Albanita de Jesus.

A Liga é uma organização sem fins lucrativos criada em 13 de junho de 2017, vinculada à UFRR e que atualmente engloba os cursos de Ciências Biológicas, ofertado no Centro de Estudos da Biodiversidade (CBio) e o curso de Enfermagem, ofertado pelo Centro de Ciências e Saúde.

O e-book foi elaborado para servir como ferramenta de informação acessível para a comunidade em geral, servindo para esclarecer a população sobre esta doença, que é a segunda que mais causa mortes no mundo.

Existem mais de 100 tipos de câncer. A doença se caracteriza pelo crescimento desordenado de células, que tendem a invadir tecidos e órgãos vizinhos (metástase), podendo ter sua proliferação celular de maneira controlada ou não controlada.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que cerca de 40% das mortes por câncer poderiam ser evitadas, o que faz da prevenção um componente essencial de todos os planos de controle.