Aula Magna de Dinter em Direito abordará encruzilhadas do direito e política internacional

Published: Sunday, 29 January 2023 08:00 | Last Updated: Friday, 03 February 2023 07:56

A Aula Magna do semestre 2023.1 do Doutorado Interinstitucional (Dinter) da Universidade Federal  de  Roraima (UFRR) com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) será realizada na próxima sexta (3/2).

O palestrante será o professor doutor Raphael Carvalho de Vasconcelos, da Faculdade de Direito da UERJ, que abordará o tema “O Brasil e o mundo nas encruzilhadas do direito e da política internacional na atualidade”. O palestrante explicou que o assunto foi escolhido em virtude das perspectivas do Brasil no atual contexto político e do direito internacional.

A atividade é aberta a todos os interessados no tema e vai começar às 18h30, no Salão Nobre da Reitoria, campus Paricarana.

PERFIL - Advogado e consultor jurídico, o palestrante desta Aula Magna é professor titular de Direito Internacional Público. Graduado em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), tem mestrado e doutorado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e mestrado e doutorado em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo (USP).

É membro da Associação Americana de Direito Internacional Privado (ASADIP) e da Rede Brasileira de Pesquisadores em Direito Internacional. Foi criador e primeiro editor-chefe da Revista da Secretaria do Tribunal Permanente de Revisão do MERCOSUL e editor-chefe do Panorama of Brazilian Law.
Também é membro do corpo editorial e revisor ad-hoc de diversos periódicos jurídicos e autor de livros, artigos e capítulos de livros sobre diversas áreas do direito internacional.

DINTER - O Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Direito é resultado de um convênio assinado em 2020 entre a UFRR e a UERJ. Para a primeira turma foram ofertadas 13 vagas, tendo as aulas iniciado em 2021.
A iniciativa é pioneira em Roraima por se tratar do primeiro curso de pós-graduação strict sensu em Direito no estado.

O Dinter tem duas áreas de concentração: Direito Internacional e Direito Público. Após a conclusão da primeira turma, a intenção é propor a criação de um curso de mestrado em Direito na UFRR.

A professora Jhéssica Luara Alves de Lima, coordenadora do Dinter, ressalta que a Aula Magna representa o início de um novo ciclo para o curso de doutoramento em Direito. “Com alegria recebemos o professor Raphael Vasconcelos em nossa universidade para um momento de supremo valor acadêmico”, destaca.