Alteração de lei estadual beneficia licenciados em Educação do Campo

Published: Monday, 16 January 2023 16:21 | Last Updated: Monday, 16 January 2023 16:21

Nesta segunda-feira (16/01) foi realizada a solenidade de sanção da alteração da lei estadual nº 892/2013, que permite a inclusão dos graduados no curso de Licenciatura em Educação do Campo (Leducarr) no Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações dos Servidores da Educação Básica do Estado de Roraima.

A solenidade aconteceu no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal de Roraima (UFRR), com a presença do governador Antonio Denarium, que sancionou a mudança na lei, do reitor Geraldo Ticianeli, do vice-reitor Silvestre Lopes da Nóbrega, o deputado Marcelo Cabral e o ex-deputado Evangelista Siqueira, que foram articuladores do projeto, o secretário estadual de educação Nonato Siqueiro, além professores e egressos do curso de Educação do Campo, além de outros integrantes da comunidade acadêmica.
Com a alteração da lei estadual nº 892/2013 os egressos do curso Leducarr poderão participar de concursos para a rede estadual de educação e ingressar nos cargos de professores efetivos.

A Licenciatura em Educação do Campo funciona em sistema de alternância para facilitar a formação dos alunos. “Há muitos anos lutamos para que os egressos tivessem o direito de participar dos concursos realizados pelo estado de Roraima. Com a articulação entre UFRR e a SECD-RR, com apoio do Fórum de Educação do Campo e outros movimentos de luta, foi possível alterar a Lei n. 892, de 2013 e incluir todos os egressos nos processos seletivos”, destacou Sérgio Luiz Lopes, coordenador do curso.

Já o Magnífico Reitor da UFRR, professor Geraldo Ticianeli, classificou a cerimônia como um momento histórico, pois Roraima é o primeiro estado da federação a incluir o curso de Educação no Campo no Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações dos Servidores da Educação Básica estadual. “Foi um trabalho conjunto que permitiu que esses egressos possam prestar concurso, ser aprovados e assim realizar seu trabalho dentro das escolas de Roraima”, afirmou.

MEDALHA – Além de sancionar a alteração da lei, o governador Denarium recebeu da UFRR uma medalha com o brasão da instituição. A homenagem foi motivada pelas diversas parcerias do governo estadual com a UFRR e, principalmente, pelo feito histórico e único entre os estados da Federação de permitir que egressos do Leducarr possam fazer concurso público para professores.