Nota pública das Instituições Federais de Ensino Superior da Amazônia Legal contra os atos golpistas sobre os Poderes da República e pela responsabilização exemplar dos envolvidos
Diante dos atos golpistas, com violência absurda, de depredação às sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário da República brasileira e, na prática, ao Estado Democrático de Direito, as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) da Amazônia Legal manifestam veemente indignação e preocupação com a estabilidade institucional do país e exigem imediata e exemplar responsabilização dos mentores, financiadores e praticantes dos atos terroristas ocorridos em Brasília neste domingo, 8 de janeiro de 2023.
A invasão de vândalos ao Palácio do Planalto, ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal (STF) avilta não apenas os representantes dos poderes ou o patrimônio artístico, arquitetônico, material ou imaterial presentes em Brasília, como também e, principalmente, o povo brasileiro, na soberania de sua escolha democrática, e a nação, na soberania de sua atuação.
As imagens, amplamente divulgadas pela imprensa nacional e internacional, apontam para uma atuação frágil das forças de segurança do Distrito Federal, responsáveis pela salvaguarda das sedes institucionais. As imagens e vídeos, que circulam pelas plataformas de mídias digitais, mostram, ainda, a leniência e participação de servidores da segurança em apoio aos atos terroristas.
Os atos antidemocráticos, há tempos denunciados por pesquisadores de diversas áreas científicas que investigam os processos de mobilização e organização de movimentos fascistas, já eram de conhecimento das autoridades que, no entanto, não impediram os danos simbólicos e materiais ao Brasil. Há financiadores, organizadores, mentores e praticantes fortemente organizados que precisam ser, definitivamente, punidos.
Assim, as IFES da Amazônia Legal se colocam, novamente, em defesa inegociável da democracia e à disposição da nação no combate ao terrorismo fascista que tenta golpear o Estado brasileiro, repudiando, por fim, toda e qualquer manifestação que expresse violência contra pessoas, instituições e a soberania nacional.
Amazônia, 8 de janeiro de 2023.
Assinam esta carta:
Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA
Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA
Universidade Federal do Pará - UFPA
Universidade Federal do Amazonas - UFAM
Universidade Federal do Tocantins - UFT
Universidade Federal de Rondônia - Unir
Universidade Federal de Roraima - UFRR
Universidade Federal do Acre - UFAC
Universidade Federal do Amapá - Unifap
Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT
Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT
Universidade Federal de Rondonópolis - UFR
Universidade Federal do Maranhão - UFMA
Instituto Federal do Pará - IFPA
Redes Sociais