Programa MiSordo realiza jornada de atenção e cadastro de surdos migrantes em Roraima

Published: Friday, 25 November 2022 13:20 | Last Updated: Friday, 25 November 2022 13:20

O Programa MiSordo, executado pela Universidade Federal de Roraima (UFRR), realiza nesta sexta (25) uma jornada de cadastro e atenção à saúde de surdos migrantes residentes no estado. O cadastro servirá de base para a promoção de ações e encaminhamentos aos projetos ofertados para migrantes no estado.

As atividades começaram na quinta (24) e consistem em registrar informações básicas sobre aspectos socioeconômicos, linguísticos e demandas de saúde. Nos dois dias os trabalhos serão realizados presencialmente, das 13h30 às 19h30, no prédio do curso de Letras Libras, no campus Paricarana da UFRR.

Também será realizado atendimento médico com otorrinolaringologista, por meio da parceria com o projeto I hear U, que visa aumentar o conhecimento na área de saúde auditiva de refugiados. As consultas médicas nas modalidades presencial e online são realizadas com o financiamento da Tides Foundation. O mesmo projeto financiou a realização de 30 exames de audiometria para surdos venezuelanos na última semana.

Surdos oriundos de outros países deverão comparecer levando documentos pessoais e, se possível, comprovante de residência. Cada família receberá uma cesta básica, doada pela parceria com a Pastoral Universitária e Posto de Triagem da Polícia Federal (PTRIG). É importante apenas um membro da família compareça, evitando aglomerações.

MiSordo - Os migrantes surdos formam um grupo vulnerável e pouco assistido, deixando-os invisíveis no cenário da migração internacional e fora da base de dados que permitem a promoção de políticas públicas para o grupo. Ações como o programa MiSordo ajudam no acompanhamento e promoção das estratégias para maior inclusão destes sujeitos no Brasil.