ProfÁgua lança e-book sobre a bacia hidrográfica do rio Cauamé

Published: Wednesday, 16 November 2022 14:15 | Last Updated: Wednesday, 16 November 2022 15:09

Alunos e professores do Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação dos  Recursos Hídricos da Universidade Federal de Roraima (ProfÁgua/UFRR) lançaram o e-book “A Bacia Hidrográfica do Rio Cauamé". Dividido em nove capítulos, o livro reúne pesquisas desenvolvidas pela primeira turma do programa, ingressada em 2018.

Por sua riqueza de diferentes abordagens, apresenta-se como uma importante fonte de consulta para pesquisadores, discentes, gestores públicos e empresários, que vivem integrados à vida da bacia do rio Cauamé, bem como para todos aqueles que possuem interesse nas questões ambientais.
Os autores exploram um panorama geral da bacia, com sua distribuição espacial e perfil dos usos múltiplos da água e do solo, elementos da paisagem, hidrogeologia, ocupação urbana e uso do solo, histórico e tendências da política pública estadual de recursos hídricos, qualidade de águas subterrâneas e segurança de barragens.
Essas contribuições desempenham um importante papel no desenvolvimento da consciência ecológica da população local, em especial da população ribeirinha.
A obra foi organizada pelos professores Fábio Luiz Wankler, Marcos José Salgado Vital, Elizete Celestino Holanda e Vladimir de Souza.
Para baixar o livro gratuitamente, clique aqui.