Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Laborr e RTV lançam documentário sobre agricultura familiar nesta sexta-feira

Published: Friday, 11 November 2022 15:13 | Last Updated: Sunday, 13 November 2022 22:30

O Laboratório de Pesquisa e Extensão sobre o Rural – Roraima (Laborr/UFRR) lança nesta sexta-feira (11) o documentário “Uma experiência de Associativismo e Agricultura Familiar na Amazônia”. A primeira exibição do filme, produzido em parceria com a Rádio e TV Universitária (RTV/UFRR), será feita para os agricultores e as agricultoras familiares que participaram das gravações.

Resultado do projeto de extensão homônimo, cadastrado na Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Roraima (Prae/UFRR), o documentário será apresentado na sede da Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Banana do Entre Rios Sul (APRUBERS), Vicinal 15, Vila Entre Rios, município de Caroebe.

A sessão começa às 18h e contará com atividades comunitárias realizadas pelos membros da Associação, além de um jantar coletivo marcando o encerramento do projeto de extensão.

Marisa Barbosa Araújo, uma das coordenadoras do projeto, explica que a iniciativa é vinculada ao Projeto de Pesquisa Regularização Fundiária, Trajetórias de Ocupação e Territorialidades em Roraima, financiado pelo CNPq via edital Universal 2016. “A gente fica muito feliz com o encerramento desse ciclo, podendo retornar de alguma forma esse produto que é um documentário, que é uma forma de retorno para a comunidade”, celebra.

“Desde 2017 pesquisadores e alunos do curso de Antropologia da UFRR vem realizando viagens e pesquisas junto aos agricultores da Vicinal 15, produzindo palestras, organizando eventos, orientando TCCs (trabalhos de conclusão de curso), projetos de iniciação científica e buscando compreender de que maneira a questão fundiária do Estado de Roraima reverbera na vida dos agricultores da Vicinal 15, de que maneira as trajetórias de ocupação dessa população conformam territorialidades específicas, de que maneira esse grupo de agricultores se organiza, articulando uma prática agrícola a uma prática também extrativista do uso da floresta”, frisa Marisa.

O documentário tem 19 minutos e retrata que agricultura familiar é a principal responsável pela produção dos alimentos que são disponibilizados para o consumo da população brasileira, motivo de orgulho para os produtores de Entre Rios. Além disso, a produção é fonte de renda e cada vez mais cresce a importância da produção alinhada com a responsabilidade socioambiental.

Conforme Célio Ramos, assessor da APRUBERS, a comunidade está com grande expectativa para o lançamento do documentário. “Quero agradecer a equipe da UFRR que realiza um trabalho aqui na região há cinco anos. Agora nós temos a satisfação de receber esse filme que divulga o nosso trabalho. Agradeço também a todos os moradores e produtores que deram seu depoimento para o documentário, que ficará disponível para o mundo conhecer nosso trabalho”, relata.

O diretor da RTV, Paulo César Reis, ressalta que o documentário foi traduzido para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). “Temos o cuidado de tornar nossos trabalhos mais acessíveis e temos feito isso com a parceria da Letícia Moraes, intérprete de Libras da RTV, que soma muito para que nossos trabalhos cheguem a um público maior”, fala.

O Laborr é vinculado ao Instituto de Antropologia da UFRR. É coordenado pelos professores Marisa Barbosa Araújo (UFRR), Manuela Cordeiro (UFRR) e Bernard Alves (IFRR) e conta com a colaboração dos bolsistas Maria Marciniak, Pedro Menezes e Matheus Moura.

TV Universitária – O documentário “Uma experiência de Associativismo e Agricultura Familiar na Amazônia” também será exibido na TV Universitária, canal 2.1. O lançamento está previsto para a próxima quinta-feira (17), às 12h, com reprise no dia 22, no mesmo horário. No dia 23 de novembro, o filme será disponibilizado no canal do YouTube da RTV.

Confira a ficha técnica:
Roteiro – Gersika Nascimento
Produção – Bernard Alves, Gersika Nascimento, Marisa Barbosa Araújo e Manuela Cordeiro
Imagens e Som Direto– Felipe Reis e Lacerda Carvalho
Imagens de Drone – RC Caleffi
Narração – Neto Araújo
Edição de Imagens – Juliana Barros
Bolsistas de Edição de Imagens – Carla Beeck e Maria Marciniak
Intérprete de Libras – Letícia Moraes
Coordenação da TV Universitária – Juliana Barros
Operador de Master – Daniel Oliveira
Apoio Administrativo – Josilane Silva
Direção da RTV – Paulo César Reis
Realização e Produção - RTV

registrado em:
Fim do conteúdo da página